Faltando poucos dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes de todo o Brasil entra em fase final de preparação para a prova, considerada a maior porta de ingresso em universidades públicas e privadas. Por isso, é importante que os estudantes garantam uma revisão estratégica de conteúdo, além de otimizar tempo, fortalecer pontos fortes, testar seus conhecimentos por meio de provas aplicadas em anos anteriores e cuidar do equilíbrio físico e mental.
André Ricardo de Castro, autor do Fibonacci Sistema de Ensino, recomenda que neste período decisivo o estudante direcione sua estratégia de estudo para a revisão dos conteúdos que possui mais dificuldade. “O conteúdo do Ensino Médio é muito extenso. Tentar aprendê-lo agora geraria mais ansiedade no estudante. Por isso, uma revisão geral e desfocada não seria eficaz nesse momento”, diz Castro.
O especialista destaca que alguns recursos podem ser aliados dos alunos. “Realizações de simulados e produção de resumos são essenciais.
Os resumos ajudam a identificar os pontos principais de cada matéria, enquanto os simulados criam familiaridade com os assuntos mais recorrentes nas últimas edições”, explica o autor do Fibonacci Sistema de Ensino.
Pensando no desafio que os candidatos terão pela frente, André Ricardo de Freitas elencou 5 dicas finais de preparação para os candidatos que realizarão a prova. Confira:
1– Estude o próprio Edital da Prova: “É extremamente relevante que o aluno conheça o conteúdo programático previsto para o exame em todas as áreas do conhecimento para garantir que não será surpreendido por algo que ele nunca tenha estudado e, também, que saiba exatamente quais os principais pontos e regras de aplicação, incluindo o tempo disponível para a realização”, recomenda;
2– Atente-se a temas recorrentes em outras edições do exame: o autor do Fibonacci Sistema de Ensino explica que mesmo para o aluno que não esteja recebendo orientação especializada no Enem em cursinhos ou colégios, é possível baixar as provas diretamente do site do INEP. “Avaliando as provas aplicadas anteriormente, é possível perceber que, em cada área do conhecimento, há temas que aparecem com mais frequência. Esses pontos devem ser cuidadosamente estudados”, indica;
3– Realize simulados com tempo definido: de acordo com o especialista, um dos grandes desafios da realização do Enem é o tempo que, principalmente no dia da prova de Matemática, pode ficar mais escasso e exigir estratégia para garantir que será suficiente para realização de toda a prova. Uma das formas de treino, neste sentido, é a realização de simulados com tempo semelhante ao exame. “Para quem não tiver acesso a simulados, pode-se utilizar as provas antigas, tanto as que foram de aplicação regular, quanto as que foram utilizadas para pessoas privadas de liberdade”, recomenda;
4– Treine a produção da Redação: “A prática da produção textual com tempo cronometrado possibilita que o aluno esteja apto a produzir o texto dentro do espaço de 30 linhas e de acordo com os critérios solicitados. Para a redação, até a espessura da caneta deve ser escolhida previamente de forma a trazer conforto durante a realização da prova”, sugere André;
5– Informe-se sobre temas atuais: “Pautas como mudanças climáticas, inclusão digital, desinformação e fake news são pontos de atenção para os conhecimentos de atualidades dos candidatos”, recomenda o especialista.
Como equilibrar estudos e descanso
De acordo com o autor do Fibonacci Sistema de Ensino, é recomendável que o aluno tenha a rotina de estudo planejada em uma planilha todas as suas atividades semanais em uma planilha, conciliando com demais atividades, montando um cronograma.  “Para entregar um bom desempenho na prova, com certeza, é necessário equilíbrio emocional, para que a ansiedade não atrapalhe o momento decisivo. Atividades físicas, bom tempo de sono e de lazer são as recomendações principais para atingir um bom desempenho”.