Nesta quarta-feira (22), durante a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o município de Raposa foi representado por técnicos da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), além de professoras e estudantes da Escola Municipal Marcone Caldas.
O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), acontece de 21 a 24 de outubro, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís, reunindo estudantes, pesquisadores e educadores em uma ampla programação dedicada à ciência, inovação e sustentabilidade.
Com o tema “Planeta Água – Cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, a edição deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promove uma ampla reflexão sobre a importância da preservação e do uso sustentável dos recursos hídricos.
Na ocasião, o município apresentou dois trabalhos. O primeiro, na categoria Pôster, destacou a experiência dos alunos na VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o tema “Protagonismo Juvenil e Sustentabilidade: a primeira Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente em Raposa/MA”.
Já o segundo, inscrito na categoria Mostra Científica, abordou o projeto REMAR – Reflorestamento Ecológico de Manguezais em Raposa/MA, desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Marcone Caldas, que tem como foco o fortalecimento da educação ambiental e das áreas de mangue do município.
A professora Ingrid Carolina Pereira Lima explicou o propósito do projeto. “Nosso objetivo é promover a conscientização ambiental sobre o reflorestamento dos manguezais da nossa cidade, envolvendo ativamente os jovens e a comunidade local nas ações de enfrentamento às mudanças climáticas. Identificamos áreas de desmatamento e devastação e, por isso, buscamos resgatar e recuperar os mangues por meio da plantação de sementes e de ações contínuas de reflorestamento”, destacou.

A coordenadora de Diversidade da SEMED, Hellen Reis, ressaltou a importância da participação dos alunos na SNCT.
“Os estudantes estão vivenciando uma experiência científica enriquecedora e conhecendo outras práticas exitosas. Durante a mostra, apresentaram o Projeto REMAR e puderam desenvolver seu protagonismo juvenil. É um orgulho ver nossos alunos representando a Raposa em um evento de alcance nacional, demonstrando tanto comprometimento e dedicação”, afirmou.
A secretária municipal de Meio Ambiente, Owilma Trindade, também parabenizou os participantes.
“É muito gratificante ver nossos estudantes protagonizando ações em defesa do meio ambiente. Projetos como o REMAR demonstram o compromisso da juventude raposense com a sustentabilidade e com o futuro do nosso planeta. Estamos muito felizes e reafirmamos o compromisso da gestão municipal em apoiar todos os projetos tecnológicos e ambientais desenvolvidos pelos estudantes do nosso município”, destacou.

Texto: Nonato Aguiar
Fotos: Charlyson Carvalho