O governo do Paraná anunciou neste domingo (9) um auxílio emergencial de até R$ 50 mil para as famílias atingidas pela forte tempestade que devastou Rio Bonito do Iguaçu, no interior do estado, na sexta-feira (7). No total, serão destinados R$ 50 milhões para ações de reconstrução, segundo informou o secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira.

Os recursos, provenientes do Fundo Estadual de Calamidade Pública (Fecap), serão repassados diretamente às famílias que perderam suas casas. O projeto foi encaminhado à Assembleia Legislativa no sábado (8) e aprovado em regime de urgência no domingo (9).

Além do apoio financeiro, o governo também autorizou a reconstrução das escolas destruídas pela tempestade. Em razão dos danos nas unidades de ensino, a prova do Enem precisou ser adiada na cidade.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), três tornados atingiram o estado durante a tempestade. Em Rio Bonito do Iguaçu, os ventos chegaram a 250 km/h, equivalentes a uma categoria F3 na escala Fujita, destruindo cerca de 90% da área urbana.

Milhares de moradores ficaram desabrigados e estão sendo acolhidos em abrigos temporários montados pelo governo municipal, enquanto equipes seguem trabalhando na limpeza e recuperação da cidade.