A aguardada parceria entre dois dos maiores nomes do cinema brasileiro contemporâneo chega oficialmente às telas do país nesta quinta-feira (6). O filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho (Bacurau) e estrelado por Wagner Moura (Guerra Civil), estreia nos cinemas brasileiros já embalado pela expectativa de uma campanha internacional rumo ao Oscar 2026.
A dupla inicia agora uma verdadeira maratona de divulgação nos Estados Unidos e em outros países, em busca de conquistar o apoio dos membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. “Eu acho do caralho que a gente vai estar junto viajando, tirando onda e falando mal de gente. Falando bem de gente também. Eu acho delicioso”, brincou Kleber Mendonça Filho.
Mais sério, o diretor destacou a importância de promover o longa como uma expressão da cultura nacional: “Mais do que nunca, a gente está fazendo uma campanha para divulgar e fazer com que esse filme seja mais visto. É quase como sermos diplomatas apresentando um produto cultural brasileiro.”
Com roteiro assinado pelo próprio Kleber, O Agente Secreto acompanha um homem que retorna à sua cidade natal nos anos 1970, tentando escapar de um passado misterioso e violento. O longa foi escolhido para representar o Brasil na disputa pelo Oscar de Melhor Filme Internacional e é apontado como uma das grandes apostas nacionais para repetir o feito histórico de Ainda Estou Aqui, vencedor da estatueta neste ano.
A expectativa em torno do filme cresceu ainda mais após sua exibição no Festival de Cannes, em maio, onde recebeu elogios entusiasmados da crítica e levou dois prêmios importantes do júri — um para a atuação de Wagner Moura e outro para a direção de Kleber Mendonça Filho.
Com estreia nacional marcada e uma campanha internacional prestes a decolar, O Agente Secreto promete consolidar o protagonismo do cinema brasileiro no cenário mundial.
