Oficinas, batalhas e shows que celebram a potência criativa da Liberdade e culminam em um espetáculo inédito de Pantera Black e grandes vozes femininas. Esse é o Festival Criola na Área, que começa nesta quarta-feira (12) e chega para somar à pulsante energia do Quilombo Urbano da Liberdade, reconhecido território de criação e resistência. Serão três dias de programação totalmente gratuitas. As atividades têm início às 15h, no Centro de Iniciação ao Trabalho (C.I.T.), na Avenida do Reggae, com ações formativas que conectam arte, ancestralidade e criação coletiva.

O evento é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Vale, e realizado pela Upaon Mundo, Criola Beat, Ministério da Cultura e Governo do Brasil, do lado do povo brasileiro.

A artista Nãna Sá abre o festival às 15h com a oficina “Na trilha da cor: Botânica de Jardim”, em que ensina técnicas de criação de tintas naturais a partir de plantas e pigmentos do cotidiano. Em seguida, às 16h, a rapper e performer Pantera Black conduz “A Rima do Tambor ao Beat”, oficina voltada ao público infantojuvenil. Às 17h, o Território Curumim recebe a artista Camila Reis com a contação de histórias “Pereguedé”.

Logo depois, o público participa do Degusta Maranhão, comandado por Regina Arcanjo, e encerra o primeiro dia de programação com a Mostra Punga, às 19h. A sessão reúne os filmes Trançatlânticas, dirigido por Isabela Leite; Ginga Reggae na Jamaica Brasileira, com direção de Nayra Albuquerque; e Maracanã – Território de Resistência, com roteiro de Lourdimar Silva. Após as exibições, haverá conversa com as realizadoras e convidadas.

No segundo dia, 13 de novembro, o bairro Fé em Deus será palco de uma vibrante celebração da cultura popular, com atividades no Viva Fé em Deus e no Terreiro de Iemanjá. A programação começa às 15h, com a oficina “O Som da Caixeira”, ministrada pela Mestra Rosa Barbosa, seguida, às 16h, pela oficina “O Toque da Zabumba”, conduzida pelas Zabumbeiras.

Às 18h, o Tambor de Crioula Filhas de São Benedito se apresenta, abrindo caminho para a performance das Zabumbeiras, às 19h. A partir das 20h, o ritmo toma conta da noite com a Batalha da LB – Seletiva e Final, embalada pelo som da DJ Gabi Leão. Em seguida, às 21h, entra em cena a Radiola Leoa Dourada, e, encerrando a programação, às 22h, o Tambor de Crioula Proteção de Verequete faz sua apresentação.

As ações formativas do festival são prioritariamente voltadas aos moradores do Quilombo Urbano da Liberdade, fortalecendo o vínculo com o território que inspira o projeto. Caso o participante não resida no bairro, a produção entrará em contato para confirmar a disponibilidade de vagas e validar a inscrição. Todas as atividades são gratuitas, e as inscrições para as formativas podem ser feitas pelo link disponível na bio do Instagram @criolabeat ou diretamente em linklist.bio/criolanaarea.

“Queremos fortalecer os vínculos dentro da própria comunidade e garantir que as moradoras e moradores da Liberdade tenham prioridade no acesso às formações e experiências do festival”, explica Amanda Bertrand, produtora e uma das idealizadoras do Festival Criola na Área.

O festival se despede na sexta-feira (14), no Viva Liberdade, com uma grande celebração que reúne feira criativa, slam e shows. A programação tem início às 18h, com a Salva das Caixeiras, conduzida por Mestra Rosa Barbosa e convidadas. Em seguida, às 19h, sobem ao palco Carmen Kemoly, Debs Poeta, Brena Maria, Nicinha e o Tambor de Crioula da Floresta.

A noite segue com apresentações de Afroprata, Bebel Du Guetto, DJ Agojy e ENME, e culmina às 23h30 com o show “Criola na Área”, em que Pantera Black convida Célia Sampaio, Dicy, Núbia e Regiane Araújo para um encontro de vozes femininas, beats e tambores que celebram a força criativa da Liberdade.

“Esse show é um sonho que nasce da força coletiva das mulheres pretas do Maranhão. É uma homenagem à nossa ancestralidade e à potência de criar juntas, do tambor ao beat. A gente vai cantar nossa história, nossas lutas e alegrias com muito orgulho”, destaca Pantera Black.

Programação

12 de novembro – Liberdade Criativa (C.I.T, Avenida do Reggae)
15h – Oficina “Na trilha da cor: Botânica de Jardim”, com Nãna Sá
16h – Oficina “A Rima do Tambor ao Beat”, com Pantera Black
17h – Contação de histórias “Pereguedé”, com Camila Reis
18h – Degusta Maranhão, com Regina Arcanjo
19h – Mostra Punga: Trançatlânticas, Ginga Reggae na Jamaica Brasileira e Maracanã – Território de Resistência + bate-papo

13 de novembro – Fé em Deus: Tambor e Palavra (Viva Fé em Deus e Terreiro de Iemanjá)
15h – Oficina “O Som da Caixeira”, com Mestra Rosa Barbosa
16h – Oficina “O Toque da Zabumba”, com Zabumbeiras
18h – Tambor de Crioula Infantil Filhas de São Benedito
19h – Apresentação das Zabumbeiras
20h – Batalha da LB + DJ Gabi Leão
21h – Radiola Leoa Dourada
22h – Tambor de Crioula Proteção de Verequete

14 de novembro – Viva Liberdade (Avenida Mário Andreazza)
18h às 23h – Feirinha Criativa, Lojinha Criola na Área feat. Da Cor do Barro e Território Curumim (Espaço Infantil)
18h – Salva das Caixeiras, com Mestra Rosa Barbosa e convidadas
18h20 – Slam Carmen Kemoly
18h30 – DJ Agojy
19h – Tambor de Crioula da Floresta
20h – Slam Nicinha
20h30 – Afroprata
21h – Slam Debs Poeta
21h10 – Bebel Du Guetto
22h – DJ Agojy
22h30 – ENME
23h20 – Slam Brena Maria
23h30 – Show “Criola na Área” com Pantera Black convida Célia Sampaio, Dicy, Núbia e Regiane Araújo