Comunidade lamenta morte de Jessé Ramos, idoso conhecido pela generosidade e paixão pela corrida
Familiares e amigos lamentaram profundamente a morte de Jessé Ramos da Silva, de 72 anos, muito querido na região do Jardim Araçagy e do Cohatrac, em São Luís. O idoso foi assassinado com um tiro no pescoço durante um assalto, na manhã desta terça-feira (25).
“Tio Jessé sempre será lembrado por sua generosidade, força e intrepidez. Vai deixar muitas saudades. Obrigado pelos ensinamentos”, disse o parente Jorge Andrade.
Jessé também era figura conhecida entre corredores da capital. Segundo a apresentadora do Globo Esporte Maranhão, que convivia com ele nas provas de rua, o atleta era chamado carinhosamente de “Seu Jessé”.
“Amanhã ele ia participar de uma corrida. Foi buscar a camisa e tudo! Ele tinha se afastado um pouco, mas ia voltar. Sempre me pegava pelo braço e falava: ‘oi, menina, você é sabida!’”, relatou.
Além do esporte, o idoso acumulava amigos em várias áreas. Segundo conhecidos, ele já foi dono de uma autoescola e mantinha forte amizade com policiais da Delegacia do Cohatrac, onde era presença frequente. No Jardim Araçagy, também convivia com atletas de judô.
“Dia de muita tristeza em nossa comunidade. Perdemos um grande amigo, um homem digno, responsável por uma família maravilhosa e respeitado por todos”, afirmou o judoca Ítalo Nunes.
Como aconteceu o crime
O assassinato ocorreu por volta das 5h15, quando Jessé levava a nora até uma parada de ônibus — um hábito diário. Ele foi abordado por um assaltante em uma moto. Uma câmera de segurança registrou toda a ação.
Nas imagens, o criminoso se aproxima, anuncia o assalto e Jessé reage, atacando o suspeito com um objeto que tinha nas mãos. O assaltante luta com ele por alguns segundos, engatilha a arma e dispara contra o idoso. O tiro atinge o pescoço da vítima, que não resistiu.
A Polícia Civil foi acionada e o Instituto Médico Legal retirou o corpo do local. O criminoso fugiu sem levar nada e, até as 13h desta terça (25), ainda não havia sido preso.