A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) protagonizou uma fala polêmica durante um evento do Partido Liberal, no último sábado (29), em Imperatriz (MA). Ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e de lideranças do PL, ela declarou que “mulher feia a gente manda pro PT”. O comentário ocorreu durante o ato de filiação e lançamento da pré-candidatura de Mariana Carvalho (ex-Republicanos) à Câmara dos Deputados.
A fala foi registrada em vídeo, publicada nas redes sociais e posteriormente apagada. No trecho que circulou, Kicis prossegue:
“As feias, a gente manda tudo pro PT… Isso é complexo. Foi de propósito mesmo. O que eu posso fazer? Eu convivo lá, eu sei do que estou falando. Os homens não podem falar isso, mas as mulheres podem.”
O encontro fez parte de uma estratégia nacional do PL para ampliar sua presença no Maranhão e reforçar a participação feminina no partido. Michelle Bolsonaro, que cumpre agenda política no estado, aparece sorrindo no momento da declaração.
A fala repercutiu nas redes e ganhou críticas de parlamentares e dirigentes da esquerda, que classificaram o comentário como ofensivo, desrespeitoso e um caso de violência simbólica contra mulheres.
Até a última atualização desta reportagem, Bia Kicis e o PL não haviam se manifestado.
O PT do Maranhão divulgou nota de repúdio, afirmando que a declaração tenta desqualificar mulheres por meio de um ataque de cunho misógino e reforça práticas de violência simbólica na política. A sigla também destacou que o partido é formado por mulheres “diversas, fortes e organizadas”.