A jornalista Márcia Carvalho foi a entrevistada do programa ‘Pautas Femininas’, que foi ao ar nesta segunda-feira (10), pela Rádio Assembleia. Na oportunidade, ela falou sobre seu livro “Chão de Coragem: As aventuras de Júlia no Memorial”, lançado semana passada.
Integrante da equipe de comunicação da Assembleia Legislativa, Márcia Carvalho conversou com as apresentadoras Josélia Fonseca e Régina Santana sobre seu livro voltado para o público infantojuvenil. A obra narra a história de uma menina que encontra uma caneta mágica e descobre memórias esquecidas e vozes femininas que fizeram história no Maranhão.
O livro apresenta ao leitor histórias de mulheres que compuseram o Parlamento Maranhense desde o século XIX até os dias atuais. As ilustrações são assinadas por Mai Janatã, filha da autora, e foi inspirada na dissertação de mestrado ‘Elas no Parlamento Maranhense: impactos, desafios e avanços institucionais em um registro biográfico digital das deputadas eleitas no século XXI para a Assembleia Legislativa do Maranhão’, defendida em 2024, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
“Ao observar que havia pouca bibliografia sobre essas mulheres, percebi que havia um silêncio, era difícil encontrar biografia delas. Foi então que resolvi juntar a história dessas mulheres usando como recorte a Assembleia Legislativa. Isto está sendo registrado em um site, que é um produto do programa de pós-graduação. Foi então que tive a ideia de transformar em algo voltado para um público diferente, que está começando a refletir sobre o contexto social, que é o infantojuvenil”, explicou Márcia Carvalho.
Durante a conversa, Márcia Carvalho detalhou mais sobre a obra e, por consequência, sobre a história das mulheres na política do Maranhão. Sobre a linguagem da obra, a autora disse ter optado pelo caminho do afetivo, como forma de valorização das personagens.
A obra foi lançada na última quarta-feira (5), no hall do Plenário Deputado Nagib Haickel, da Assembleia Legislativa do Maranhão, com as presença de deputados, professores e servidores da Casa.
A entrevista completa pode ser conferida na programação da Rádio Assembleia ou nas plataformas digitais da emissora.