O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Irã será atingido “com uma força nunca vista antes” caso cumpra a promessa de intensificar ataques de retaliação neste domingo (1º/3).
A declaração foi publicada na madrugada de hoje na rede social Truth Social. Segundo Trump, Teerã sinalizou que pretende agir com ainda mais intensidade nas próximas horas.
“O Irã acaba de declarar que vai atacar com muita força hoje, mais forte do que jamais atacou antes. É melhor que não façam isso, porque, se fizerem, nós os atingiremos com uma força nunca vista antes!”, escreveu o republicano.
Escalada de tensão
A ameaça ocorre após o Irã lançar centenas de mísseis e drones contra tropas americanas e também contra cidades em Israel e em países árabes aliados dos EUA, em resposta aos ataques iniciais registrados no sábado.
Na manhã deste domingo, o presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, classificou como “um grande crime que nunca ficará impune” o assassinato do aiatolá Ali Khamenei.
Já o presidente do Parlamento iraniano, Mohammad Bagher Qalibaf, enviou um recado direto a Trump e ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu: “Vocês cruzaram uma linha vermelha e pagarão por isso”.
A declaração foi feita durante pronunciamento na TV estatal iraniana e repercutida pela agência internacional Reuters.
O cenário amplia a tensão no Oriente Médio e eleva o risco de um confronto direto entre Teerã e Washington, com possíveis desdobramentos regionais.