A Polícia Civil do Maranhão realizou, na manhã desta quarta-feira (29), uma operação que terminou na prisão de quatro suspeitos envolvidos em uma série de crimes no município de Nova Iorque, na região do Médio Sertão Maranhense.
A ação foi conduzida pela 12ª Delegacia Regional de São João dos Patos, em conjunto com a Delegacia de Pastos Bons, para cumprir cinco mandados de busca e apreensão e quatro prisões temporárias. Os alvos são investigados por tráfico e associação para o tráfico, posse ilegal de arma, roubos, furto qualificado, receptação, tentativa de homicídio e crime ambiental.
A operação contou com apoio do 35º Batalhão da Polícia Militar, do Centro Tático Aéreo (CTA) e de equipes das delegacias de Paraibano, Buriti Bravo e Barão de Grajaú.
Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam drogas, dinheiro e um verdadeiro arsenal: 14 armas — incluindo oito armas de fogo —, dezenas de munições e acessórios usados na venda de entorpecentes.
A maior apreensão ocorreu em uma casa no centro da cidade. No local, duas pessoas foram presas em flagrante, entre elas o autor de uma tentativa de homicídio. A residência abrigava cerca de 2,5 kg de crack, 134 porções de cocaína, dois revólveres calibre .38, três espingardas artesanais (uma adaptada para calibre .22), seis armas brancas, mais de 70 munições, sete celulares e dinheiro. Também foram encontrados pássaros silvestres, configurando crime ambiental.
Em vários imóveis, os agentes localizaram ainda grande quantidade de eletrodomésticos e eletrônicos que, segundo o delegado regional Firmino Vilarinho, seriam produtos de furtos praticados pelos investigados. Entre os materiais havia televisores, geladeiras, fogões, camas box, botijões de gás, caixas de som, ventiladores, liquidificadores, fritadeiras elétricas, ar-condicionado e câmeras de segurança.
“Todo o material foi levado para a delegacia, onde as vítimas podem comparecer para reconhecer seus bens mediante apresentação do boletim de ocorrência”, explicou o delegado.
Vilarinho informou ainda que as investigações seguem em andamento para localizar outros dois alvos com prisão temporária decretada.

