O Globo de Ouro voltou a reconhecer o cinema brasileiro. Após a vitória de Fernanda Torres em 2025 por Ainda Estou Aqui, o Brasil celebrou novamente neste domingo (em Los Angeles) com O Agente Secreto, eleito Melhor Filme de Língua Não Inglesa na tradicional premiação.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, o longa superou os concorrentes Foi Apenas um Acidente, A Única Saída, Valor Sentimental, A Voz de Hind Rajab e Sirāt. O prêmio foi entregue pelos atores Orlando Bloom e Mini Driver, que anunciou o vencedor em português: “Parabéns”.
Durante a transmissão, a narração oficial do evento destacou: “O Brasil vai celebrar hoje à noite”.
Kleber Mendonça Filho subiu ao palco acompanhado da equipe do filme, incluindo Wagner Moura, Alice Carvalho, Gabriel Leone e a produtora Emilie Lesclaux, que também é sua esposa. Em seu discurso, o diretor falou primeiro em inglês e depois se dirigiu diretamente ao público brasileiro:
“Quero falar com todo mundo que está assistindo no Brasil. Alô, Brasil.”
Após agradecer aos distribuidores, à equipe e ao elenco — interrompido pela música que sinaliza o fim do discurso — Kleber deixou uma mensagem enfática:
“Este é um momento muito importante da História para fazer filmes. Jovens, façam filmes.”
A conquista marca mais um reconhecimento internacional para Wagner Moura, que já havia sido premiado como melhor ator no Festival de Cannes e pela Associação de Críticos de Cinema de Nova York pelo mesmo trabalho. Este é o primeiro Globo de Ouro do ator, em sua segunda indicação. A anterior foi em 2016, quando concorreu como melhor ator em série de drama por Narcos.
Na cerimônia, Wagner esteve acompanhado da esposa, Sandra Delgado, além de integrantes da equipe de O Agente Secreto, como Kleber Mendonça Filho, Emilie Lesclaux, Alice Carvalho, Gabriel Leone, a distribuidora Silvia Cruz, e os coprodutores internacionais Fionnuala Jamison (MK2) e Fred Burle (One Two Films).
No filme, Wagner Moura interpreta Marcelo, um especialista em tecnologia que retorna ao Recife em busca de tranquilidade e de uma reconexão com o filho. Ambientada no Brasil de 1977, a trama acompanha um homem que tenta deixar para trás um passado misterioso em meio ao contexto político da época.
