A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) apreendeu um ferro que seria utilizado por integrantes de uma facção criminosa para marcar rivais, em uma prática comparada à marcação de gado. A apreensão ocorreu durante uma operação policial que resultou na prisão de três homens e na apreensão de um adolescente, suspeitos de envolvimento com o grupo criminoso.

As ações fizeram parte da Operação Argos, deflagrada na manhã desta quinta-feira (5) no povoado Sem Terra, localizado na zona rural de Santa Quitéria do Maranhão. A operação contou com o apoio da Polícia Militar e teve como foco o cumprimento de mandados de prisão e de internação expedidos pela Justiça.

Segundo a Polícia Civil, os alvos da operação são investigados por integração em facção criminosa, além de crimes como tráfico de drogas, roubo e tortura. As investigações apontam que a maioria das ações criminosas era praticada contra moradores da própria comunidade, o que vinha provocando medo e sensação de insegurança na região.

Durante o cumprimento dos mandados de busca domiciliar, além do ferro com siglas associadas à facção, os policiais apreenderam outros materiais considerados relevantes para o andamento das investigações, que não tiveram detalhes divulgados.

Ao todo, três suspeitos adultos foram presos e um adolescente apreendido, durante o cumprimento simultâneo das ordens judiciais.

A operação mobilizou equipes da Força Tática, do Grupo de Pronto Emprego (GPE) e do Núcleo de Operações com Cães (NOC), com atuação de agentes da cidade de Timon. Após os procedimentos legais, os presos foram encaminhados para a Unidade Prisional de Ressocialização de Chapadinha, onde permanecem à disposição da Justiça.