×

Publicidade

Artigos

Entre caos e cosmos

O ritmo intenso e as confusões em que o protagonista Howard, brilhantemente interpretado por Adam Sandler, se mete ao longo do filme “Joias Brutas”, torna o filme, dirigido pelos irmãos Benny e Josh Safdie, inesquecível.  O roteiro traz sucessivas reviravoltas que envolvem o protagonista, capaz de se envolver em incríveis negociatas em poucos minutos.

A loja é uma espécie de centro de inteligência de Howard para as mais variadas atividades, das comerciais legais e ilegais às afetivas dentro e fora do casamento (com a sensual estreante Julia Fox). A lista delas dá uma ideia do que espera o público: ligações para a esposa e a amante; pressões de agiotas por dívidas antigas e recentes; além de relações com casas de leilão, fornecedores não oficiais de produtos como relógios e contrabandistas de pedras preciosas da Etiópia.

E não podemos esquecer das casas de jogo, pois Howard, dentro do espírito verborrágico e dinâmico do filme, sempre aposta o dinheiro que tem disponível. Prefere fazer isso para tentar aumentar seu capital a saldar os compromissos com aqueles que o perseguem. Nesse sentido, a presença do astro de basquete Kevin Garnett, interpretando a si mesmo, enriquece a história.

Continua após a Publicidade

Um dos pontos altos do roteiro é justamente o momento em que o atleta está em quadra e tudo gira em torno da expectativa de seus pontos e rebotes, além do resultado final da partida. Cada lance pode determinar uma reviravolta da narrativa. É nesse momento que o a atmosfera de “Joias Brutas” se evidencia, assim como o talento de Adam Sandler em conduzir seu personagem entre o caos de sua vida vivida e o cosmos que desejaria atingir.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.