×

Publicidade

Artigos

Para discutir educação

Não há dúvidas de que a educação é um dos valores mais importantes em qualquer sociedade. Também não se questiona, em termos de discurso, a dificuldade que as desigualdades sociais e raciais trazem para que todas as crianças possam aprender em condições de igualdade, construindo um futuro melhor para elas mesmas, para os pais e para toda a sociedade.

Com esses valores em mente, geralmente mais falados e escritos do que praticados, o filme “Miss Virginia” tem um significado muito especial. Baseado em uma história real, traz a potente interpretação de Uso Aduba como uma mãe solteira negra que luta, em Washington, DC., por um sistema escolar mais justo para seu filho.

Perante uma escola pública em que predomina a violência, a marginalidade e a falta de professores e recursos didáticos adequados, Virginia decide sacrificar a sua vida, com dupla jornada de trabalho e venda de bens, para que o filho vá para uma escola privada. Ali o menino encontra condições de desenvolver seu talento no desenho e se afasta da marginalidade.

Continua após a Publicidade

Mas a mãe dedicada não consegue pagar as contas e precisa retirar seu filho do paraíso educacional encontrado. A alternativa é fazer uma petição para que o governo local instaure um sistema de bolsas de estudo para jovens de baixa renda. E a batalha política somente se torna vitoriosa quando a causa é abraçada por um político local.

O filme dirigido por R.J. Daniel Hanna é indispensável para educadores, assistentes sociais e psicólogos, pois aborda os diversos aspectos do que pode ser uma escola e como o entorno dela tem resultados mensuráveis nos seus alunos, nos pais e no entendimento da educação como uma maneira de posicionamento político e de construção de uma nação melhor.

Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.