×

Publicidade

Artigos

Que vantagens tem a Inteligência Artificial na área de atenção ao cliente?

A inteligência artificial é uma tecnologia aplicada sobre diversas ferramentas para diferentes fins. Em geral, é utilizada para agilizar trabalhos que demandam muitos funcionários e a empresa não dá conta de poder lidar com todas as questões. Seja na possibilidade da realização de relatórios de estoque sobre as vendas, até atenção direta com os clientes que entram em contato para uma compra, um suporte técnico ou busca por informações e transações.

São muitas as empresas que utilizam a Inteligência Artificial, mais do que imaginamos. Qualquer site de uma grande empresa dispõe de um chatbot, e muito provavelmente você poderá concluir a compra e o pagamento online. O chatbot é iniciado, possui um nome (como se fosse um atendente convencional), uma maneira natural de falar e que busca sempre ser mais casual para se aproximar da forma humana de linguagem e possui diversas respostas a depender da necessidade do consumidor. Esses chatbots são tão convincentes, que muitas vezes nem nos damos conta que falamos com um robô.

Agora vamos te contar um pouco sobre como a inteligência artificial pode ser um benefício para uma empresa na área de atenção ao cliente.

Continua após a Publicidade

Maior controle sobre as interações

Quando está bem configurado, as informações passadas e recebidas em um chatbot costumam ser mais precisas. Dificilmente vão existir os famosos erros humanos, tanto em questões de números, como ao responder algo que pode soar mal para o cliente. As respostas são muito bem pensadas com base nas prováveis perguntas e necessidades. O robô tem acesso a uma quantidade de informação da base de dados que um ser humano raramente consegue acessar ou se lembrar com tanta rapidez.

 24 horas, sete dias por semana

Uma das questões que mais chamam a atenção de empresas que adotam os sistemas de atendimento ao cliente através de ferramentas com inteligência artificial, é o fato de que o sistema funciona sem parar e eles podem oferecer um suporte 24 horas para seus clientes, diferentemente de quando a atenção ao cliente é feita com funcionários reais. De maneira geral, o número de funcionários é limitado e a empresa geralmente não tem condições de contratar mais staff para esse tipo de serviço, além de existir um limite horário para o atendimento.

 Multichat

Outra questão importante é o contingente que um chatbot tem capacidade de atender. Como falamos no tópico acima, um ser humano tem um limite para fazer o trabalho, enquanto o chatbot não. É possível atender a diversas pessoas ao mesmo tempo, sem ter que cumprir primeiro com o suporte de uma para começar outro. É possível resolver uma grande quantidade de problemas ao mesmo tempo.

 Privacidade

Os clientes terminam gostando muito mais, porque ao estarem lidando com máquinas que possuem termos de confidencialidade, podem se sentir mais confiantes ao disponibilizarem informações.

 Atenção personalizada

Os chatbots com inteligência artificial aprendem a cada nova interação e conseguem desenvolver uma atenção muito mais individualizada. Ele se lembra das outras interações e busca nos bancos de dados informações para o cliente fazendo com que ele entenda que a empresa é preocupada em atender bem e se lembrar dos gostos e necessidades de seus consumidores.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.