A ausência de Wagner Moura na lista de pré-indicados ao Bafta (British Academy Film Awards) provocou reação imediata de brasileiros nas redes sociais. A relação foi divulgada nesta sexta-feira (9), e o perfil oficial da premiação passou a receber centenas de comentários de protesto.

Nos posts, seguidores questionaram a exclusão do ator e demonstraram frustração com a Academia Britânica de Cinema. “Cadê o Wagner Moura nessa lista?”, escreveu um internauta. “E Wagner Moura para ator principal? Decepção”, comentou outro. Houve também mensagens irônicas, como “faltou o dono do molho”.

Parte do público foi além e acusou o Bafta de xenofobia. “Como sempre, a falta de leitura de legendas e a xenofobia tornam o prêmio cada vez menos representativo”, escreveu um usuário. Outro afirmou que a premiação “é sempre preconceituosa com o Sul Global”.

Apesar da ausência de Moura entre os pré-indicados nas categorias de atuação, o filme O Agente Secreto, protagonizado pelo ator, aparece na lista do Bafta 2026 nas categorias de Filme em Língua Não Inglesa e Roteiro Original. O documentário Apocalipse nos Trópicos também foi incluído entre os pré-indicados.

A reação do público brasileiro não é inédita. No ano passado, a Academia Britânica deixou de fora Fernanda Torres da pré-lista de Melhor Atriz, mas indicou Ainda Estou Aqui na categoria de Filme em Língua Não Inglesa. O longa dirigido por Walter Salles acabou derrotado por Emilia Perez, resultado que também gerou críticas.