×

Publicidade

Coluna da Célia Lima

Alumar promove formação de jovens moradores de comunidades vizinhas à fábrica

“Ter uma qualificação profissional é uma oportunidade real de construir um futuro melhor”, afirmou José Mário Silva, ao receber a certificação do curso de pedreiro e alvenaria, junto com mais 97 jovens das comunidades vizinhas à fábrica. Esta é uma iniciativa da Alumar em parceria com o Senai para qualificar novos profissionais que estarão prontos para atender às exigências do mercado trabalho.
Os cursos foram ministrados nas Associações de moradores das áreas rurais de Inhaúma e Estiva e fizeram parte do projeto de Responsabilidade Social da Área de Disposição de Resíduos de Bauxita (ARB7) do Consórcio. Foram oferecidos os cursos de obras e imobiliário, pedreiro de alvenaria, instalador hidráulico, carpinteiro de forma e pintor de obras em horários vespertino e noturno, com carga horária de 160 horas. As solenidades de formatura aconteceram nos dias 3 e 4 de julho.
Para a gerente de Sistema de Gestão, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho, Relações Institucionais e Security da Alumar, Dulcimar Soares, “o mercado de trabalho precisa de pessoas qualificadas, aptas e com competência técnica para enfrentar os desafios da atualidade e se tornar um profissional de sucesso”, disse.
O supervisor técnico dos cursos do Senai, Distrito Industrial, José João Fonseca, explicou que os cursos ministrados na própria comunidade foi uma opção estratégica, em razão da dificuldade de mobilidade dos alunos para a escola do Senai. “São pessoas que por residirem distantes, já possuem uma barreira natural de acesso ao aprendizado”, afirmou ele, destacando a iniciativa da Alumar, “foi muito positiva a atitude da empresa em promover qualificação para inserir jovens no mercado de trabalho.
Parabéns a Alumar por esse projeto e que venham outros a se realizar”, disse o supervisor. Esse é a quinta edição de cursos de capacitação profissional, pelo projeto de responsabilidade social das Áreas de Disposição de Resíduos de Bauxita da Alumar.
Participaram da solenidade os gerentes das Unidades do Senai, São Luis e Bacabal Nádia Escorteganha, Clodomir Galiza,  a coordenadora de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação do Senai-MA, Scheherazade Bastos, o Instrutor de Ensino Superior do SENAI-MA, Raimundo Nonato Melo da Silva, a supervisora de Relações Institucionais da Alumar, Joana Burgos e a analista de relações comunitárias, Iraci Cabral.
Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.