×

Publicidade

Coluna da Célia Lima

Área da Saúde apresenta enorme potencial de mercado para o empreendedorismo

Neurocirurgião e empreendedor, Dr. Leonardo Faria, dá dicas para a conciliação das duas áreas.

O empreendedorismo é visto como uma alternativa para melhora de cenários econômicos em todo o mundo. Em 2020, em meio a dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, no Brasil, por exemplo, microempreendedores surgiram por todo o território nacional. De acordo com o Mapa de Empresas, do Ministério da Economia, Micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar mais de 290 mil empregos durante a crise sanitária.

Ideias empreendedoras podem ser aplicadas a todos os setores e cargos da sociedade, e a saúde não está isenta. Atualmente, há uma tendência de melhoria de hábitos para vida saudável, de modo que o mercado representa um enorme potencial para quem deseja se arriscar no meio. Além disso, por ser um setor básico da vida, a saúde, cedo ou tarde, será uma necessidade e todos e os cuidados com ela tendem a aumentar ao passo que a expectativa de vida da população também cresce.

Continua após a Publicidade

O neurocirurgião Dr. Leonardo Faria, viu na neurociência uma oportunidade de empreendimento e avanço tecnológico, é CEO da “Neurocirurgiões do Triângulo”, criador do portal “Meu Cérebro” e fundador da primeira universidade inteiramente digital sobre o cérebro, a “My Brain University”. “Eu quis mudar um pouco a perspectiva, quis encarar a minha profissão de um outro ponto de vista”, explica o Dr. Faria.

O empreendedor defende ainda, que na vida contemporânea, a internet é uma aliada fundamental para os novos negócios. “Comecei a estudar bastante o marketing de conteúdo e entendi que precisava produzir conteúdos de qualidade dentro da internet.”, relembra. Em 2014, surge a marca “Meu Cérebro” e, aos poucos, o que era anteriormente um blog começou a se expandir com podcasts e páginas nas mídias sociais.

Posteriormente, surge a ‘My Brain University’. “Lancei o congresso alguns meses antes do início da pandemia, porém com a crise pensei que era o momento certo para estrear a universidade digital sobre o cérebro”, detalha o neurocirurgião. Para ele, é importante observar o ambiente externo e adaptar as ideias empreendedoras às necessidades da população.

Leonardo Faria acredita que o autoconhecimento só é possível através do conhecimento do cérebro, “Quero trazer a neurociência para a perspectiva de importância que ela merece e entranhá-la em todas as outras áreas, porque tudo parte da ação do eu sobre a realidade. Não conhecer o próprio cérebro é um grande erro estratégico”, opina o empreendedor.

Sobre o Dr. Leonardo Faria

Leonardo Ferreira de Faria é médico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e neurocirurgião pela UFU/Hospital das Clínicas de Uberlândia, além de especialista em neurociências e comportamento pela PUC do Rio Grande do Sul. Desde sempre, Leonardo acreditou que o cérebro, as neurociências, a tecnologia e o universo são temas que definem seus objetivos e metas de vida. É, também, empreendedor digital certificado pela Singularity University com imersão no Vale do Silício nas áreas de saúde e educação, sendo CEO da “Neurocirurgiões do Triângulo”, criador do portal “Meu Cérebro” e fundador da primeira universidade inteiramente digital sobre o cérebro, a “My Brain University”. Leonardo é, ainda, influenciador digital, contando com mais de 250 mil seguidores nas mídias sociais e mais de 6 milhões de visualizações de página desde a criação.

Foi vencedor do II Prêmio Triângulo de Jornalismo/Renata Neiva na categoria “proposta empreendedora”. Por fim, Leonardo Faria é o idealizador do maior evento inteiramente online sobre cérebro e neurociências já realizado no Brasil de forma interdisciplinar, o Congresso Online Meu Cérebro (COMECE).

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.