×

Publicidade

Coluna da Célia Lima

Cicatrizes: remédios naturais para amenizar a aparência das marcas na pele

Com características antibacterianas e antioxidantes, alguns produtos naturais são capazes de tornar as cicatrizes imperceptíveis, garante a médica Dra. Domenique Ferreira

Fotos e divulgação/de MF Press Global

Mesmo prevenindo, em algum momento da vida, elas vão surgir — seja por acne, estria ou quedas —. Pessoas que têm cicatrizes costumam se incomodar com a aparência delas, mas o problema não é tão difícil assim de resolver. É possível minimizar e em alguns casos até torná-las imperceptíveis só com ingredientes naturais.

A médica Dra. Domenique Ferreira, conhecida nas redes sociais como Domenique Heidy, explica que as cicatrizes são um processo natural de reconstrução da pele. “Durante a cicatrização, o corpo produz um  tecido diferente, com alto teor de colágeno fibroso e menor porcentagem de elasticidade e fibrose. A junção desse novo tecido na pele, forma a  cicatriz”, conta.

Continua após a Publicidade

Quando cuidadas desde o início, as cicatrizes costumam ficar menos perceptíveis. Mas se você tem uma marca um pouco mais antiga na pele, nem tudo está perdido. Com algumas medidas e ingredientes naturais é possível suavizá-las.

Fotos e divulgação/ de MF Press Global

Limão: Comumente usado em receitas para clarear o rosto, a fruta também pode ajudar a suavizar as cicatrizes. Rico em vitamina C e antioxidantes, o limão auxilia na eliminação de células mortas e estimula a revitalização da pele. “É importante usar à noite. Se aplicado durante o dia, o limão pode provocar queimaduras e manchas na pele quando exposto ao sol sem a devida proteção”, alerta.

Óleos essenciais: São indicados para todos os tipos de cicatrizes. Entre os mais eficazes estão o óleo de melaleuca, óleo de mamona ou óleo de lavanda, que ajudam a suavizar as cicatrizes, além de deixar a pele muito mais firme e macia. “Uma alternativa de aplicação é massagear a área com o óleo por pelo menos 15 a 30 segundos e repetir o processo várias vezes ao dia. Isso irá ajudar a quebrar as densas faixas de colágeno que se ligam ao tecido subjacente e causam o alto relevo”.

Mel: Com propriedades anti-bacterianas, a substância é ótima para redução de cicatrizes deixadas pela acne, desde que não sejam profundas, bem como dar mais leveza e elasticidade à pele. “A aplicação é simples. Basta usar o mel sob a cicatriz e deixar agir por 5 minutos”, explica.

Ver comentários
  • Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.