×

Publicidade

Coluna da Célia Lima

Lentes de Contato Dental: conheça a queridinha dos famosos

Saiba o que é e como funciona o método odontológico mais procurado no Brasil.

Deborah Secco, Carlinhos Maia, Gusttavo Lima, Neymar e Grazi Massafera estão entre os famosos que apostaram nas lentes de contato dental para tornar o sorriso encantador. O procedimento, que vem ganhando cada vez mais adeptos entre os mais investigados pelas celebridades brasileiras.

O fato é que se você segue alguns famosos nas redes sociais, provavelmente já deve ter reparado algo em comum em todos eles: o sorriso perfeito. O segredo de dentes tão brancos e simétricos é promovido pelo tratamento inovador que já está no Brasil há algum tempo e vem despertando a curiosidade e interesse de muitos.

Continua após a Publicidade

Segundo explica o diretor clínico e dentista da Oral Unic em São Luís, Dr. Otávio Matos, as lentes de contato dental, trata-se de um procedimento em que o dentista coloca pequenas lâminas de cerâmica nos dentes do paciente. “De modo geral é utilizado mais para fins estéticos, para criar uma perfeita harmonia entre o sorriso, rosto, lábios e para alinhar possíveis imperfeições”, conta.

O especialista detalha ainda que com a lente de contato dental é possível preencher um espaço entre alguns dentes e melhorar a aparência do sorriso como um todo, mas esclarece alguns pontos. “O paciente para colocar as lentes de contato, ele tem que primeiro saber que há um desgaste nos dentes. Nem sempre o profissional consegue realizar o procedimento sem desgastar os dentes. Sem contar, que  o sucesso do tratamento depende da colaboração do paciente em ter cuidado com as lentes, evitando consumir alimentos rigidos”, alerta.

Entre as dúvidas de quem almeja investir no sorriso perfeito com as lentes, é se o procedimento dói. Calma! Se você não tem muita resistência à dor, pode ficar tranquilo, pois a colocação de lente de contato dental é totalmente indolor e feita sem anestesia. “Esse procedimento é realizado com aplicação no esmalte do dente e, dessa forma, o paciente não sente nenhum tipo de incômodo. Cerca de 95% dos casos são feitos sem o uso de anestesia”, tranquiliza o especialista.

Apesar de indolor, a colocação da lente é contraindicada para pessoas que sofrem de bruxismo ou apertam os dentes durante o sono, isso acontece porque as lâminas podem se quebrar ou descolar. “Embora exista essa atenção redobrada para esses pacientes, hoje o mercado já dispõe de materiais que auxiliam esse paciente. É o exemplo da placa, uma espécie de contenção que o paciente usa durante o sono para evitar a quebra das lentes”, detalha.

Para finalizar, o Dr. Otávio Matos orienta que o procedimento só deve ser feito após uma avaliação e destaca que o tratamento é definitivo, durando entre  5 a 10 anos com acompanhamento adquado. “Uma vez colocadas, as lentes apenas podem ser substituídas e não removidas totalmente, já que o dente original permanecerá desgastado, mesmo as modificações no dente natural sendo pequenas”, encerra.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.