×

Publicidade

Coluna da Célia Lima

Skin Care: especialista orienta a ordem correta de aplicar os produtos de cuidados com a pele

O mercado oferece uma gama variada de produtos de cuidados com a pele e é necessário usá-los de maneira correta para que os resultados esperados sejam atingidos

Se antes a mulherada buscava a base perfeita, hoje, a onda é deixar a pele hidratada e assim, valorizar os aspectos naturais por meio da maquiagem. Os cuidados faciais se tornaram rotina: creme hidratante, anti envelhecimento para os olhos, protetor solar. A lista de produtos recomendados para uso diário no rosto é grande e pode confundir até a mulher mais cuidadosa com a rotina de beleza. Você sabe a ordem correta de usá-los?

A esteticista e cosmetóloga Thaís Mugani explica que aplicação correta dos produtos é fundamental para a que os produtos atinjam os resultados  esperados. “Em casos onde a ordem não é obedecida, até mesmo o aspecto final da maquiagem pode ser alterado, com alterações de textura e cor”.

Continua após a Publicidade

A primeira fase da rotina de tratamento deve começar com a limpeza da pele. Thaís Mugani aponta que cada pele pede um determinado tipo de produto. Para peles normais, sabonete líquido adequado. Já as peles secas e oleosas podem ser higienizadas com loções de limpeza. “Esse passo é importante para evitar a obstrução dos poros, assim como possibilita renovação celular, com o estímulo da circulação superficial da pele. Isso permite a absorção de produtos para o tratamento cutâneo”.

Em seguida é a vez do tonificante, que age na limpeza profunda, eliminando os resíduos que o sabonete não conseguiu. “A tonificação equilibra o pH da pele, a refrescando e suavizando e assim preparando-a para a hidratação”, aponta.

É apenas após esse processo que os cremes hidratantes ou os sérum devem ser aplicados no rosto. “Para escolher o creme ideal é preciso saber qual é o objetivo mais desejado. Amenizar rugas, manchas, retardar o envelhecimento, são muitos os disponíveis e devem ser escolhidos com cuidado para que não haja frustração. Por fim, a esteticista orienta que caso esse tratamento seja feito durante o dia, é imprescindível finalizar com o protetor solar.

E fazer camadas de produtos? Pode? A esteticista orienta deve-se respeitar o tempo de cada produto, não sendo recomendados aplicar um produto sob o outro. “Quanto a quantidade de camadas, é o clima onde a pessoa vive que vai ditar a quantidade. Em locais frios, é possível aplicar mais produtos fazendo várias camadas na pele. Nas úmidas e tropicais, no máximo duas.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.