×

Publicidade

Coluna da Célia Lima

Vilões do clareamento dental: o que deve ser evitado durante o tratamento

O dentista Gustavo Issas alerta que os cuidados pós-procedimentos são essenciais para o sucesso e a duração do clareamento

O uso só pode ser feito quando o profissional dentista liberar.

Após um clareamento dental, é o óbvio que o desejo do paciente é manter o aspecto branquinho dos dentes. Seja um clareamento profissional, feito no consultório ou preparado pelo dentista para ser realizado em casa, os resultados duram em média dois anos. Mas, o tempo varia de pessoa para pessoa e depende dos cuidados e da manutenção após o procedimento.
O dentista Gustavo Issas alerta que é preciso estar atento principalmente ao cardápio, que deve ser restrito de alimentos que contenham muitos pigmentos e que por consequência, mancham o clareamento. “Molho de tomate, shoyo, cenoura e beterraba são alguns dos dos alimentos que devem ser evitados durante o tratamento”, pontua.
Outra classe de alimentos para evitar é a de cítricos e ácidos. Pois, apesar do clareamento não causar sensibilidade, esses insumos podem potencializar a sensação caso a pessoa sofra com o problema. “ Os cuidados com a ingestão desses alimentos deve ser redobrado primeiras 48 horas após o clareamento dental, mas isso não quer dizer que o paciente precise passar fome. Opções como arroz, feijão, carnes, salada e frutas sem pigmento não vão causar problemas caso o paciente respeite as primeiras meia hora depois do tratamento”.
Da mesma forma que alimentos pigmentados devem ser evitados, bebidas do gênero também devem ser restringidas. São exemplo o chá preto, café, vinho tinto e os refrigerantes a base de cola, assim como sucos a base de alimentos de cor como beterraba, cenoura. “Uma dica para não deixar de consumir as bebidas preferidas  é utilizar um canudo para ingeri-las. Isso ajuda a evitar o contato direto do líquido com os dentes, mantendo as substâncias causadoras de manchas longe do sorriso”, orienta.
Gustavo sugere ainda que o paciente intercale um copo de água entre as bebidas, para diluir os corantes e pigmentos, além disso deve haver cuidador como a higiene bucal. “A maioria das pessoas acredita que a escovação deve ser realizada imediatamente após as refeições. Entretanto, os paciente devem aguardar ao menos 30 minutos após o consumo de bebidas e alimentos ácidos para fazer a higiene bucal”.
Para manter a dentição saudável e branca por mais tempo, o profissional recomenda a manutenção do procedimento rigorosamente a cada 6 meses, no qual se faz uma profilaxia e um retoque no clareamento. “As visitas ao dentistas devem se manter regulares e as dicas recomendadas por ele após o clareamento devem ser seguidas para garantir o sucesso do procedimento”, pontua Gustavo.
Cuidado com o uso de batons
Cores fortes como roxo e vermelho, não devem ser usados durante o tratamento. Os pigmentos incluídos na fórmula da maquiagem quando em contato com os dentes podem causar manchas. O uso só pode ser feito quando o profissional dentista liberar.
Abandone o cigarro
Substâncias como nicotina e alcatrão, presentes em grandes quantidades no cigarro prejudicam o sorriso, sendo responsáveis pelo escurecimento dos dentes. A nicotina também acumula com facilidade na superfície dentária, aumentando as chances de formação de tártaro, conferindo um tom amarelado.
Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.