×

Publicidade

Coluna da Mandela

“As Filhas de Bernarda”: filme realizado por Ivan Abujamra vence no London New Renaissance

Inspirado no livro "A Casa de Bernarda Alba", o filme retrata o espetáculo criado por Clarisse Abujamra

O filme “As Filhas de Bernarda”, acaba de conquistar o prêmio de melhor filme na categoria “filme de dança” do London New Renaissance Film Festival (NRFF). Realizado por Ivan Abujamra, diretor de cena da produtora Cine, o filme narra, por meio da dança flamenca, a história de cinco filhas constantemente censuradas em seus desejos e confinadas à solidão. Ainda assim, o desejo se impõe e traz momentos de euforia, dor, esperança e conflitos.

Realizado a partir do espetáculo teatral de mesmo nome, o filme tem duração de 45 minutos. A peça é uma inspiração da diretora de teatro e coreógrafa brasileira Clarisse Abujamra ao clássico da dramaturgia “A Casa de Bernarda Alba” – escrito por Federico Garcia Lorca em 1936. A atriz, em 2019, adaptou, fez a concepção coreográfica e dirigiu o espetáculo chamado  “As Filhas de Bernarda”, com produção feita em parceria com o estúdio de Flamenco Ale Kalaf. A obra é sobre as relações entre mãe e filhas a partir da reclusão imposta por Bernarda após a morte do marido.

Continua após a Publicidade

Ivan Abujamra, além de estrear como iluminador de teatro nessa peça, que esteve em cartaz no Teatro Sergio Cardoso em São Paulo, criou um filme a partir do espetáculo.

“Todo o processo de filmagem foi realizado em um único dia, para isso foram necessários dois ensaios gerais e uma apresentação até que todos os takes fossem contemplados para um filme fiel ao espetáculo” explica Ivan Abujamra. “Sigo agradecendo a todo apoio que tivemos para chegar até lá. A conquista desse prêmio significa que a arte sempre vence, mesmo em tempos nebulosos. Agradeço mais uma vez à CINE em especial à Luciane Toffoli, Produtora Executiva da CINE que me “empurrou” em direção à acreditar que tínhamos um bom material em mãos e continuar com a finalizção, e ao Raul Doria, sócio e Produtor Executivo que disponibilizou todo o suporte e ferramentas para navegarmos em mares desconhecidos e chegar em terra firme, agradeço tb toda equipe pela disposição e talento em mais esse projeto e também a todos os parceiros que se aventuraram nessa produção”, finaliza Ivan.

Estiveram em cena as bailarinas Ale Kalaf, Carol Corre?a, Ximena Espejo, Fernanda Viana e Nina Molinero. Música original composta por Allan Harbas, no cajon Lucas Ruedas, mixagem e Cello de Andre? Abujamra. Com direc?a?o de fotografia de Ivan Abujamra e Eduardo Carapito, montagem de Lucas Camara, color grade de Sergio Cicinelli e supervisa?o de po?s-produção de Marcos Eduardo.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.