×

Publicidade

Coluna do Ricardo Castro

Agricultores maranhenses são homenageados pela cerveja Magnífica

A homenagem antecipou as comemorações pelo Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho

O agricultor Antônio Francisco, mais conhecido como Chaguinha, se orgulha de fazer parte do projeto da cerveja Magnífica desde o início. (Foto: JASF)

Quem vê uma cerveja gelada no copo, muitas vezes não imagina quantos processos são necessários à sua produção e lembra menos ainda que ela começa no campo, bem longe da cervejaria. A cerveja Magnífica pensa não apenas nos processos, mas principalmente nos agricultores responsáveis pelo cultivo da mandioca, ingrediente essencial para a produção desta cerveja nascida e criada no Maranhão.

Na tarde do último sábado (25), os agricultores Sueli Costa da Silva e Antônio Francisco do Nascimento foram homenageados durante a visita realizada na fábrica da Cervejaria Ambev, onde a cerveja Magnífica é produzida. A homenagem antecipou as comemorações pelo Dia do Agricultor, celebrado no dia 28 de julho. Eles foram recebidos pelo gerente fabril, Adriano Pereira e pelo mestre cervejeiro, Manoel de Holanda, que deram as boas-vindas e explicaram os processos que envolvem a produção da cerveja e o porquê que a mandioca que produzem é tão importante para a leveza e refrescância da cerveja Magnífica.

Continua após a Publicidade

“O trabalho dos agricultores é muito importante para o Maranhão e para a cerveja Magnífica que hoje tem este valor extraordinário para os maranhenses, que sentem muito orgulho de ter uma cerveja criada por maranhenses para os maranhenses. Então é justo e merecido realizar essa homenagem a eles que hoje estão aqui representando todos os agricultores que produzem a mandioca e são impactados com geração de renda e valorização do seu trabalho”, destacou Adriano Pereira, gerente fabril da cervejaria Ambev.

A caricatura de dona Sueli da Silva ilustra a edição comemorativa da Cerveja Magnífica em homenagem aos agricultores. (Foto: JASF)

Os agricultores ficaram impressionados com a estrutura da fábrica e felizes ao sentir o reconhecimento. Dona Sueli da Silva, agricultora da região de Tabuleiro de São Bernardo, do município de Magalhães de Almeida, fornece mandioca para a cerveja Magnífica desde o ano de 2019. Pela primeira vez visitou uma fábrica de produção da cerveja e ficou surpresa ao perceber que tudo havia sido preparado especialmente para eles.

“Ser convidada para conhecer a cervejaria foi uma emoção. Chegar aqui e ver o reconhecimento de todos me deixou muito emocionada. Eu fico muito feliz por mim e pelos outros agricultores. Essa parceria com a cerveja Magnífica é muito boa pra nós. Eu já consegui aumentar a área de plantio e já já vamos ter mais mandioca para vender.”, afirmou.

A caricatura de seu Chaguinha ilustra a edição comemorativa da Cerveja Magnífica em homenagem aos agricultores. (Foto: JASF)

O agricultor Antônio Francisco, mais conhecido como Chaguinha, se orgulha de fazer parte do projeto da cerveja Magnífica desde o início e conta que foi um dos primeiros a fornecer a mandioca para a cerveja. Durante a visita, observava tudo com muita curiosidade já que era a primeira vez que visitava uma fábrica de cerveja.

“Eu já sou agricultor há muitos anos, acostumado a vida de produção e posso dizer que me sinto muito satisfeito com essa oportunidade de trabalhar com a cerveja Magnífica. Não só eu mas meu filho, irmão, meu pai, a família toda. Hoje eu estou aqui representando outros agricultores da minha região e temos muito para crescer com essa parceria”, disse ele.

A visita foi acompanhada pelo Secretário de Estado da Agricultura Familiar do Maranhão, Júlio César Mendonça, que destacou a importância de ter no Maranhão projetos como esse da cerveja Magnífica, que valorizam a produção agrícola local e promovem o crescimento econômico e social do estado.

O mestre cervejeiro Manoel de Holanda e o agricultor Antônio Francisco brindam com a Cerveja Magnífica. (Foto: JASF)

“Essa parceria que se constitui hoje entre o Governo do Estado do Maranhão, Cervejaria Ambev e agricultores gera muitos frutos, primeiro no combate à miséria, comprando a mandioca daquelas pessoas que mais precisam; valorizando a mandioca, que é produto da maior cadeia de cultura do estado e possibilitando um grande impacto econômico e social na região de Tabuleiro de São Bernardo e outras regiões. A Cervejaria Ambev é fundamental nessa cadeia e nós valorizamos e entendemos que esse tipo de iniciativa precisa ser ampliada. Estamos todos de parabéns, em especial a Ambev.”, enfatizou Júlio César Mendonça.

Ao final da visita, os agricultores foram surpreendidos com a exibição de um vídeo projetado nos tanques de cerveja com mensagens de agradecimento de colaboradores da Ambev e viram em primeira mão a edição comemorativa da latinha da cerveja Magnífica em homenagem aos agricultores com ilustrações deles. 


Uma cerveja Magnífica

Lançada em dezembro de 2018, a cerveja Magnífica já tem um lugar especial no coração dos Maranhenses e vem se destacando pela sua qualidade e pela representatividade quando se trata de valorizar as tradições maranhenses e a cultura local.

A cerveja que nasceu para exaltar o jeito maranhense de ser, tem como ingrediente principal a mandioca e enaltece o orgulho maranhense através de três pilares: engajamento social, desenvolvimento da economia local e valorização da gastronomia e cultura do Maranhão.

De acordo com dados da cervejaria Ambev mais de 5 mil pessoas são impactadas pela produção da cerveja Magnífica, com agricultores de 42 municípios. Só no ano de 2019 mais de 9 mil toneladas de mandioca foram compradas para produção da cerveja. 

O excelente desempenho da cerveja Magnífica vem sendo reconhecido mundialmente. Em 2019 conquistou a medalha de prata na categoria “International Lager” no World Beer Awards (WBA), em Londres, considerado o Campeonato Mundial da Cerveja. Também em 2019, a cerveja Magnífica e a cervejaria Ambev receberam os prêmios de Melhor Case de Marca Global e de Modelo de Negócios, no Festival Creative X, evento promovido pela Anheuser-Brusch InBev (AB InBev). O prêmio reconhece projetos que comprovaram sucesso e podem ser adaptados para outras regiões do Brasil e do mundo.

“É uma marca que nasceu para valorizar as tradições da cultura maranhense e fomentar a agricultura local. Em pouco tempo de vida, a cerveja Magnífica transforma a vida de pessoas e fortalece o orgulho de ser maranhense.”, afirmou TiemySchneider, gerente de Marketing da Magnífica. 


Dia do Agricultor

Comemorado no dia 28 de julho, o Dia do Agricultor foi instituído em 1960 em alusão a data de criação do Ministério da Saúde. O agricultor é um profissional indispensável para a economia brasileira e para a população. Seu trabalho garante que alimentos como verduras, frutas e legumes, cheguem diariamente às mesas dos brasileiros. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois reconhece e valoriza um dos mais importantes serviços prestados a sociedade.

 

(Com informações da assessoria)

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.