×

Publicidade

Coluna do Ricardo Castro

Movimento Reviver do Boi: Magnífica reúne maranhenses para compor as primeiras toadas para 2022

A primeira toada será composta pelo Boi Brilho da Sociedade de Cururupu a partir de mais de 11 mil comentários dos maranhenses nas redes sociais

(Foto: Divulgação)

A primeira etapa do movimento Reviver do Boi, lançado pela cerveja Magnífica, será concluída neste mês de julho. A criação da primeira toada ficará ao cargo do Boi Brilho da Sociedade de Cururupu, do sotaque costa-de-mão, a partir dos comentários dos maranhenses sobre a saudade que sentem do São João.

Idealizado pela cerveja Magnífica, o movimento tem como meta realizar um espetáculo inspirado nas tradições da cultura popular do Maranhão, com a participação de seis grupos de Bumba Meu Boi e colaboração de todos os maranhenses.

Continua após a Publicidade

O envolvimento dos maranhenses foi imediato e no primeiro dia a #ToadaInovada ficou em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados no Twitter. Artistas, representantes da cultura popular, influenciadores digitais e muitos apaixonados pelo São João deixaram seus comentários.

Durante pouco mais de uma semana, foram recebidos mais de 11 mil comentários nos perfis da Magnífica no Instagram e no Twitter com a hashtag #ToadaInvocada, destacando a vontade de voltar a celebrar o São João em 2022.

Mobiliza SLZ presenteia capital maranhense com esculturas em homenagem à cultura da Ilha do Amor

Com o comentário “Viva a cultura maranhense e os nossos artistas”, a cantora Alcione mostrou que o alcance do movimento Reviver do Boi disparou logo nos primeiros dias após o lançamento, realizado no Dia de São João.

A fotógrafa Amanda Aramaki comentou “Viva o São João. Bonito demais, o coração chega acelera. ”. Já o ator e produtor de tv, Denilton Neves postou: “Saudade só sente quem viveu.”. A artista Valeska Furtado também fez questão de deixar um verso inspirado: “Olhai, olhai, São João. O teu povo quer guarnicer teu batalhão.”. O cozinheiro Fábio Costa deu um tempero a mais nas sugestões e comentou: “Eu vou botar meu boi pra brincar ao som das matracas e dos pandeirões com a minha #ToadaInvocada”.

(Foto: Divulgação)

A toada será apresentada para todo o público, ainda neste mês. Para acompanhar e participar de todas as ações do espetáculo Reviver do Boi basta acompanhar os perfis das redes sociais da cerveja Magnífica @cervejamagnífica (Instagram) e @MagnificadoMA (Twitter).

Os seis grupos de Bumba Meu Boi que fazem parte desse movimento são Boi da Maioba (Matraca), Boi de Pindaré (Baixada), Boi de Axixá (Orquestra), Boi Brilho da Sociedade de Cururupu (Costa de Mão), Boi de Leonardo (Zabumba) e Boi Barrica (grupo de cultura popular). Para tornar a celebração ainda mais inesquecível, cada grupo vai criar uma toada diferente, de acordo com seu próprio sotaque.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.