×

Publicidade

Coluna do Ricardo Castro

Vacina contra a Covid-19 chega ao município de Rosário

O imunizante está disponível apenas para profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao vírus

O Sec. Adjunto de Saúde, Silvio Fernando, a Diretora da Unidade Mista de Saúde de Rosário, Déborah Calvet, o Prefeito, Calvet Filho, a Vice-Prefeita, Claudia Anceles e o Sec. Mun. de Saúde, Willame Anceles. (Foto: Wellison Martins)

Chegou nesta terça-feira (19), por meio do Governo Federal e Ministério da Saúde, 155 doses da vacina contra a Covid-19, para profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao Coronavírus.

A primeira profissional de saúde a ser vacinada, foi a assistente social, Ângela Maria Moraes Nazar, moradora do bairro São Simão, zona rural do município. Ela que está na linha de frente do combate ao vírus na Unidade Mista de Saúde de Rosário. Durante a vacinação ela expressou confiança ao tomar a primeira dose. “Estou ansiosa, feliz e acima de tudo, confiante”, agradeceu emocionada.

Continua após a Publicidade

Ângela Maria Moraes Nazar foi a primeira rosariense a receber a dose da Coronavac. (Foto: Wellison Martins)

Nesse dia tão aguardado desde o início da pandemia de Covid-19, o prefeito Calvet Filho, acompanhou a chegada do imunizante e ressaltou. “Esse momento representa dias de vitória ao nosso povo, nessa ocasião será apenas para os profissionais de saúde que estão à frente do combate a Covid-19. Porém, esperamos que logo em breve, num futuro tão próximo, chegue para todos os rosarienses.”

A gestora regional de saúde de Rosário, Leidiane Paixão, aproveitou para explanar sua imensa alegria em receber as doses da vacina. “É muita emoção saber que agora a gente vai poder salvar muitas vidas”, afirmou.

Vale destacar, que, mesmo com a chegada da vacina no município, as medidas de prevenção contra o Novo Coronavírus, continuam. O uso de máscaras, higienização das mãos, distanciamento social, entre outros, permanecem no cotidiano para que que não haja proliferação do vírus em nosso município.

O imunizante foi recebido por autoridades locais. Estavam presentes, o prefeito Calvet Filho, a vice-prefeita, Claudia Anceles, o secretário de saúde, Willame Anceles, o secretário adjunto de saúde, Silvio Fernando, a diretora da Unidade Mista de Saúde de Rosário, Deborah Calvet, a responsável pela rede de frios da regional, Ana Luzia, entre outros.

Públicos

Nesta primeira etapa, são vacinados os grupos determinados pelo Ministério da Saúde. Existem três fases nesta etapa. Na primeira fase, são trabalhadores de saúde; pessoas de 75 anos ou mais; pessoas de 60 anos ou mais em asilos; população em situação de rua; população indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

Na segunda fase, são os idosos de 60 a 74 anos. Na terceira fase, são pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40.

A estimativa é de 1,75 milhão de pessoas nesta primeira etapa, ainda sem data prevista para terminar. Os demais serão vacinados após essa fase, em cronograma também a ser definido pelo Ministério da Saúde.

 

Fonte: ASCOM

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.