×

Publicidade

Coluna do Ricardo Castro

Videoclipe em homenagem ao São João do Maranhão viraliza na internet

A música “Ilha de Fé” do cantor e compositor César Nascimento valoriza a cultura maranhense

O cantor e compositor César Nascimento; autor da canção “Ilha de Fé”. (Foto: Divulgação)

O cantor e compositor César Nascimento é o  autor da música Ilha Magnética, um grande sucesso com mais de vinte anos, e que, sempre se destaca entre as músicas que melhor representam a capital maranhense e suas belezas. Agora com sua mais nova composição, Ilha de Fé, César presenteia a todos com mais uma poderosa homenagem à capital maranhense.

E São Luís é muito mais que uma Ilha Magnética… É também a Ilha do sincretismo religioso, na qual a fé católica mistura-se às crenças indígenas e aos rituais africanos, resultando em uma bela celebração de cores, ritmos e fé que é o São João maranhense, único e contagiante.

Continua após a Publicidade

E nada melhor que uma música para explicar isso ao mundo e alavancar ainda mais o turismo; mostrando o que de melhor tem São Luís em seu São João – bumba meu boi, tambor de crioula, cacuriá. Vatapá, camarão e cuxá. Santo Antônio e São João, São Pedro e São Marçal. Fogueira e tambor, matraca e mar. Elementos que unidos ao acervo arquitetônico colonial transformam nossa Ilha em um lindo cartão postal. Essa foi a proposta de Ilha de Fé, canção de César Nascimento em parceria com Márcio Negócio.

E para que Ilha de Fé atingisse um público ainda maior, outra parceria surgiu, e que reforçou ainda mais a vontade de disseminar ao mundo as belezas únicas que só São Luís possui. A canção ganhou um videoclipe patrocinado pela Fribal, que investiu para mostrar a todos a força e beleza da cultura popular maranhense. O clipe “Ilha de Fé” conta com belas imagens do fotógrafo Meireles Jr, outro embaixador do Maranhão e responsável por diversos trabalhos que revelam as nossas belezas. O videoclipe “Ilha de Fé” possui duas versões, de 1 e 3 minutos que podem ser vistos nas redes sociais da Fribal; e mostra a forte religiosidade em torno dos santos juninos Pedro, José, João e Marçal assim como o sincretismo religioso muito forte e presente na Ilha. Ilustra também o bumba meu boi em seus diversos sotaques, as brincadeiras nos arraiais da Ilha, o cacuriá, o tambor de crioula e outros grupos folclóricos maranhenses, a sensualidade do reggae, a imensidão do nosso mar, a arquitetura colonial e a saborosa culinária típica que completam o cenário e enredo dessa festa popular.

O fotógrafo Meireles Jr. com a Diretora de Marketing do Grupo Fribal, Maria Fernanda Oliveira, parceiros na produção do videoclipe “Ilha de Fé” que divulga as belezas de São Luís e pode ajudar a alavancar o turismo na capital maranhense. (Foto: Divulgação)

“Entendemos que a cultura popular maranhense é única e contagia a quem a ela tem acesso. Esse videoclipe é um presente da Fribal a todos, para que possam vivenciar através do talento desses artistas, toda a riqueza e beleza do folclore maranhense. Apostamos nesse material como um incentivo ao turismo local, assim como fizemos ao lançar o mural assinado pelo Kobra na Península. Agora, mais uma vez nosso objetivo foi a valorização dos artistas populares, e que esse videoclipe desperte em todos um orgulho e um senso de maranhensidade importantes”, diz a Diretora de Marketing do Grupo Fribal Maria Fernanda Oliveira.

O clipe já viralizou na internet e nos grupos de whatsapp, em especial entre maranhenses radicados em outros países ou pessoas que aqui já moraram e hoje encontram-se em outras cidades. A emoção relatada é grande ao ver o clipe, e os comentários são unânimes: Ilha de Fé conseguiu reunir toda a magia e beleza dessa Ilha, que fica ainda mais especial nos festejos juninos.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.