
O encontro no Maranhão visa criar um braço da ABBP no estado. A reunião ocorrerá neste sábado (18), a partir das 17 horas, no auditório do Enjoy Coworking, que fica na Lagoa Corporate & Offices, localizado na Península da Ponta D’Areia
Fundada em 2014 na capital da República com o objetivo de organizar o jornalismo digital do País, a ABBP – Associação Brasileira de Portais de Notícias – realiza no próximo sábado, dia 18 de fevereiro, em São Luís, um encontro com profissionais de imprensa do Maranhão.
A diretoria quer executar o processo de expansão e consolidação da ABBP, em âmbito nacional.
Continua após a Publicidade
Reconhecida como entidade representativa dos sites e portais de notícias, a ABBP tem como objetivo fortalecer os veículos de comunicação a elas associados, bem como representá-los juntos a instituições públicas e privadas do território nacional.
Em Brasília, a ABBP é a entidade responsável por cobrar das autoridades o cumprimento da lei distrital que estabelece que 10% dos recursos da publicidade governamental, no âmbito da Administração Direta e Indireta, sejam destinados para os veículos da mídia alternativa.
Com isso, os sites e portais da capital federal e dos municípios da região do Entorno do DF passaram a ser vistos pelo mercado publicitário.
No âmbito nacional, a ABBP parte para o desafio de organizar os sites e portais de notícias nos estados brasileiros, articular a criação de uma legislação estaduais e municipais, bem como a sua aplicabilidade por parte dos órgãos e empresas do Poder Público.
Paralelo a esse projeto de organização nos estados, a ABBP também articula a construção de uma legislação no âmbito do Congresso Nacional para que a mídia alternativa seja contemplada pela publicidade governamental dos órgãos e empresas públicas federais.
“Estamos partindo para essa missão de mobilizar os jornalistas e profissionais de imprensa em todo o Brasil. A nossa expectativa é de reunir um bom número de colegas na capital do Maranhão. Vamos aproveitar a oportunidade para estreitar as relações com o executivo e o legislativo estaduais para a criação dessa legislação que visa fomentar o jornalismo digital”, destaca o jornalista José Fernando Vilela, diretor-presidente da ABBP.