×

Publicidade

Educação

Servidor da Casa Civil é o novo presidente do Inep, responsável pelo Enem

O terceiro presidente do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais) na gestão Jair Bolsonaro será Alexandre Pereira Ribeiro Lopes.

A informação foi confirmada  pelo instituto. O MEC (Ministério da Educação) ainda não se pronunciou. Lopes estava na função de diretor legislativo na secretaria executiva da Casa Civil.

Continua após a Publicidade

Segundo informações do MEC, ele é servidor público da carreira de Analista de Comércio Exterior desde 1999, formado em engenharia química pela UFRJ e em direito pela UnB.

O novo presidente do Inep já ocupou outros cargos na administração pública. Ele foi secretário de Gestão Administrativa e Desburocratização e subsecretário de Políticas Públicas.

Segundo o Estadão Conteúdo, Vicenzi vivia uma crise com a área jurídica do Inep. Ele defendia a divulgação dos dados produzidos pelo Inep, como avaliações e indicadores educacionais.

A área jurídica prefere o sigilo dos dados, que envolvem informações de alunos e escolas. Os advogados do Inep, então, ameaçaram pedir demissão, caso houvesse política de divulgação dos dados.

Ex-delegado da PF (Polícia Federal), Vicenzi assumiu o cargo após a demissão de Marcus Vinicius Rodrigues, que caiu por acabar com a avaliação de alfabetização. Oficialmente, o MEC informou que ele teria pedido demissão.

Além do Enem, o Inep faz, por exemplo, censos educacionais, que recolhem dados de todos os estudantes.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.