Entre os dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro deste ano, a cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, será palco da primeira edição do Festival Primavera Literária de Prado. Com o tema “Literaturas nativas: inscrevendo vozes, conectando escritas”, o festival valoriza a cultura de seu povo e transformará a cidade em um centro de encontro literário, reunindo autores, educadores, artistas, estudantes, comunidades tradicionais e representantes da cultura local e das diversas vozes regionais – indígenas, negras, rurais e caboclas.

Com apoio do Governo do Estado da Bahia, a Primavera Literária tem caráter inclusivo e descentralizado, promovendo o intercâmbio entre produtores literários e expressões culturais locais, e integrando a literatura aos saberes e vivências de indígenas, quilombolas e juventudes do território.

A programação do festival inclui feira e lançamentos de livros, mesas temáticas, espetáculos teatrais, shows musicais, rodas de conversa, feira de agricultura familiar, programação infantil e ações itinerantes. Um dos destaques da edição é a participação ativa de estudantes e professores das escolas públicas em oficinas artísticas gratuitas, abertas ao público, realizadas entre os dias 17 e 26 de outubro. O objetivo é estimular o interesse de crianças e jovens pela escrita, pela arte, pela cultura e pela valorização da própria identidade cultural. Serão 24 oficinas, com nove temas que contemplam texto, grafismos pataxós, pintura, desenho, música e audiovisual.

O Festival Primavera Literária de Prado também se firma como um espaço de fortalecimento da cadeia produtiva do livro. Ao divulgar e preservar as produções da região, o evento reforça o compromisso com a memória, a diversidade e a democratização do acesso à cultura. Mais do que um festival, a Primavera Literária é um movimento de resistência, de celebração da pluralidade e de afirmação das vozes que, historicamente, foram silenciadas. Um convite para escutar, aprender e construir, coletivamente, novos caminhos para a literatura e para a transformação social. O evento promete ser o primeiro de muitos que virão!

Este projeto foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.