×

Publicidade

Esporte

Vasco lamenta morte de Eurico, decreta luto e cancela atividades

Em nota, Cruz-Maltino contou histórico dirigente no clube. Treino da equipe principal foi cancelado e homenagens estão sendo planejadas

morte de Eurico Miranda repercutiu de forma grande e imediata no Vasco. O presidente do clube, Alexandre Campello, decretou luto oficial de três dias e cancelou todas as atividades previstas para esta quarta-feira. Em nota oficial, o Cruz-Maltino “lamentou profundamente” o falecimento do ex-dirigente. Confira:

“O Club de Regatas Vasco da Gama lamenta profundamente o falecimento, aos 74 anos, do Presidente do Conselho de Beneméritos e ex-Presidente da Diretoria Administrativa do Clube, Eurico Miranda.

No Vasco

Continua após a Publicidade

Em 1979, ao lado de outros vascaínos de renome na época, formou um grupo de oposição (União Vascaína) ao então presidente Agathyrno da Silva Gomes. No ano seguinte, com a eleição de Alberto Pires Ribeiro, tornou-se assessor especial da presidência e representante do clube na Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj).

Vice de futebol

Na década de 80, ganhou notoriedade ao participar ativamente das negociações para a repatriação do ídolo Roberto Dinamite – então no Barcelona. Em 1982 e 1985, concorreu à presidência da diretoria administrativa – ambas as eleições vencidas por Antônio Soares Calçada. Em 1987, a convite do próprio presidente Calçada, assumiu a vice-presidência de futebol, cargo que deixaria apenas para se tornar presidente do clube, em 2001.

Durante os quase 14 anos à frente do departamento de futebol, contribuiu para a conquista dos títulos da Copa Libertadores (1998), da Copa Mercosul (2000), de três Campeonatos Brasileiros (1989, 1997 e 2000), de um Rio-São Paulo (1999) e de seis Campeonatos Estaduais (1987, 1988, 1992, 1993, 1994 e 1998).

Em 1989, assumiu a diretoria de futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No mesmo ano, a seleção brasileira conquistou a Copa América depois de 40 anos. Foi também de Eurico Miranda a ideia de criar a Copa do Brasil, competição que há muito tempo se tornou uma das mais importantes do calendário do futebol brasileiro.

Ver comentários
  • Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.