×

Publicidade

Eventos e Cultura

Boi de Axixá inova e faz live para pedir a bênção para o São João

O Boi de Axixá promete marcar o dia 5 de junho de 2020 no calendário junino do Maranhão. Apesar da pandemia e da programação oficial do São João ter sido cancelada, o grupo realizará, nesta sexta-feira, a bênção da brincadeira, usando a tecnologia. O grupo fará uma live na internet para cumprir a tradição do batizado do Boi.
“É uma questão de tradição e sobretudo de fé. Temos a consciência de que o Boi não estará nos terreiros este ano. Mas a nossa devoção aos santos juninos, é a forma de agradecer a Deus por celebrar os 61 anos de existência do Boi de Axixá na cultura do Maranhão. Para isso, usaremos a tecnologia e faremos a live do batizado do Boi, com um motivo muito especial”, afirmou a presidente de honra do grupo, Leila Naiva.
O motivo especial tratado por Leila Naiva é que a live terá toda a sua renda revertida para a cadeia produtiva que o Boi de Axixá movimenta neste período e que, por conta da pandemia, está com suas atividades paralisadas.
“Bordadores, músicos, cozinheiros, artesãos… É tanta gente envolvida no processo de produção do Boi. São eles que nos ajudam a dar o compasso firme do Boi de Axixá. E nós somos reconhecidos por isso. Portanto, chegou a nossa hora de ajuda-los, uma vez que não teremos programação este ano e toda essa nossa cadeia produtiva está parada. Unimos fé, tradição e solidariedade”, completou Naiva.
Os padrinhos do Boi de Axixá para 2020 serão a ex-presidente nacional do IPHAN, Kátia Bogéa, e o superintendente estadual do IPHAN, Maurício Itapary. Para Leila Naiva, o momento será também de celebrar o título de Patrimônio Cultural e Imaterial que o boi recebeu da Unesco no ano passado.
“Estávamos ansiosos por esta temporada porque seria a primeira como patrimônio da Humanidade. Mas Deus sabe de todas coisas. A tradição vai ser mantida e o Boi será batizado para estar pronto para quando tudo isso passar. Com as bênçãos de Santo Antonio, São João, São Pedro e São Marçal, a nossa cultura e o nosso boi sairão dessa ainda mais forte”, concluiu Leila Naiva.
A live solidária do batizado do Boi de Axixá será transmitida nesta sexta-feira (5), às 19h, pelo canal do YouTube grupo, no seguinte endereço eletrônico:
Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.