×

Publicidade

Geral

Praia Grande será casa de personagens folclóricos do Bumba Meu Boi durante as prévias juninas

Já imaginou estar caminhando pelas ruas de São Luís e dar de cara com Pai Francisco e Mãe Catirina? Se isso acontecer, saiba que não é miragem e nem alucinação. Além das prévias juninas que foram adiantadas e do mosaico de bandeirinhas, o público que for prestigiar as programações na Praia Grande vai poder interagir com personagens folclóricos do Bumba Meu Boi do Maranhão.

A paulista Aline Arcanjo, se encantou com os personagens folclóricos e a decoração junina do Centro Histórico. “Eu tô achando muito bacana, não conhecia o São João do Maranhão. Tá sendo super gostoso conhecer um pouco da cultura de vocês. Achei linda a decoração com as bandeirinhas, deu pra sentir um cuidado, um carinho com a cultura. Tô feliz de estar aqui”, disse.

Continua após a Publicidade

Reza a lenda que deu origem ao Bumba Meu Boi do Maranhão que Mãe Catirina, a mulher de um casal de escravos de uma fazenda, estava grávida e teve o desejo de comer a língua do boi mais querido do patrão. Pai Francisco, seu marido, mesmo sabendo do risco que corria, matou o boi para satisfazer o pedido da esposa. Ao descobrir a morte do seu animal preferido o patrão convoca feiticeiros da floresta e pajés que conseguem ressuscitar o boi. Ao final de tudo, é celebrada uma grande festa com toda a fazenda para comemorar a vida do boi e a de Nego Chico que foi poupada da morte.

Além dos dois personagens clássicos, também será possível conversar, fotografar e brincar com o Caboclo de fita, índia, boi e com o Cazumbá – que não é homem, nem mulher, pois é uma fusão entre espíritos de humanos com animais, cercado de magia e de responsabilidades com o boi.

As amigas, Maelir Albuquerque e Mônica Neves foram tirar fotos no mosaico de bandeirinhas no Centro Histórico e ficaram surpresas com o que encontraram. “O São João do Maranhão é um dos mais bonitos do Nordeste. Achei a decoração linda, diferente, fiquei surpresa com o Cazumbá, a Catirina. É um incentivo a mais pra nossa cultura”.

Para ter contato com essas figuras do nosso folclore, basta ir até a Praia Grande a partir das 17h até o dia 09, e também de 14 a 16 de junho, período que abrange as prévias do São João.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.