A programação oficial de desfiles do Carnaval de São Luís começou nesta quinta-feira (19) na Passarela do Samba Chico Coimbra, no Anel Viário. A abertura foi marcada pelas apresentações de grupos de Tambor de Crioula e de Blocos Organizados, que levaram para a avenida a musicalidade tradicional, as saias rodadas e o colorido das fantasias.
A partir desta sexta-feira (20), o foco da festa se volta para um dos momentos mais aguardados: os desfiles das escolas de samba. A noite também contará com apresentações de Tambor de Crioula e Blocos Tradicionais do Grupo B.
Entre os blocos que desfilam estão Os Gigantes (não concorre), Os Diplomáticos, Os Vingadores, Os Guardiões, Os Gaviões do Ritmo, Os Fanáticos, Alegria do Ritmo, Os Lobos e Magnatas Show. Em seguida, entram na passarela as escolas Mocidade da Ilha, Terrestre do Samba, Império Serrano, Turma da Mangueira e Favela do Samba.
Sábado (21)
No sábado, a programação segue com grupos de Tambor de Crioula e Blocos Tradicionais do Grupo B. A abertura dos desfiles será com a Turma do Samba Ritmistas da Madre Deus. Também participam Os Fenomenais (não concorre), Companhia do Ritmo, Os Diferenciados do Renascer, Os Falcões de Prata, Os Reis da Liberdade, Os Gladiadores, Os Tradicionais do Ritmo, Renovação do Ritmo, Dragões da Liberdade e Show Feras.
As escolas de samba que desfilam na noite são Túnel do Sacavém, Unidos de Fátima, Marambaia, Turma do Quinto e Flor do Samba.
Domingo (22)
O encerramento, no domingo, reúne apresentações de Tambor de Crioula e Blocos Tradicionais do Grupo A. Abre a noite a Turma de Samba Fuzileiros da Fuzarca. Também desfilam APAE (não concorre), Os Baratas, Os Versáteis, Vinagreira Show, Os Guerreiros do Ritmo, Os Trapalhões, Os Brasinhas, Os Originais do Ritmo, Príncipe de Roma, Os Foliões, Os Tropicais do Ritmo, Kambalacho do Ritmo, Os Tremendões, Os Coringas, Os Vampiros, Os Apaixonados e Os Indomáveis Show.
Acesso e estrutura
O acesso às arquibancadas e cadeiras de pista é gratuito, por meio de catracas digitais instaladas no local, respeitando o limite de público. A recomendação é chegar com antecedência. Camarotes e frisas, já comercializados, têm capacidade para até 20 pessoas e são válidos para os quatro dias de programação.
Com cerca de 200 metros de extensão e capacidade para até cinco mil pessoas por noite, a Passarela do Samba Chico Coimbra conta com arquibancadas cobertas, cadeiras de pista, camarotes, frisas e área preferencial para idosos, pessoas com deficiência, gestantes e responsáveis por crianças de colo.
Durante os dias de evento, haverá esquema de segurança, posto médico fixo, equipes de apoio e organização, além de controle de trânsito no entorno da área.