O prefeito Eduardo Braide, entregou, nesta quarta-feira (28), mais duas Unidades de Educação Básica (U.E.Bs) completamente reestruturadas na Zona Rural da capital. Desta vez, as unidades beneficiadas foram as escolas Salomão Fiquene, no Tibiri, e Major José Augusto Mochel, no Maracanã. Ambas oferecem ensino do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, além da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As obras foram coordenadas pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e de Educação (Semed), garantindo infraestrutura ampla, moderna, acessível e adequada para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

“Estamos garantindo que nossas crianças, jovens e adultos tenham acesso a escolas dignas, bem equipadas e acolhedoras. Educação de qualidade começa por um espaço adequado para aprender e ensinar, e é isso que estamos entregando hoje na Zona Rural”, afirmou o prefeito Eduardo Braide.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Col Debella, ressaltou o padrão das intervenções realizadas. “Cada detalhe dessas obras foi pensado para oferecer conforto, segurança e acessibilidade. São escolas que atendem às normas técnicas, com ambientes modernos, climatizados e totalmente equipados, refletindo o cuidado da Prefeitura com a educação pública”, pontuou.

U.E.B. Salomão Fiquene – Tibiri

 

A U.E.B. Salomão Fiquene conta agora com sete salas de aula, com capacidade para atender cerca de 500 alunos, além de sala de recursos, biblioteca integrada à sala de informática, banheiros adaptados, acessibilidade em todo o prédio, refeitório climatizado, cozinha equipada e mobiliário e equipamentos novos.

A estudante Ariadny Costa, do 8º ano, não escondeu a empolgação com a nova escola. “Eu fiquei encantada quando vi tudo pronto. A escola está linda, dá mais vontade de estudar. Estou muito animada para este ano aqui, acho que vai ser um ano de muito aprendizado”, disse, sorridente.

Já o pequeno Luan Guilherme Magalhães, aluno do 3º ano, comemorava enquanto aproveitava os novos espaços da unidade. “Gostei demais da escola nova. Já brinquei no playground e está tudo muito bonito. Quero vir todo dia para estudar e brincar com meus amigos”, contou, entusiasmado.

U.E.B. Major José Augusto Mochel – Maracanã

Com 64 anos de história, a U.E.B. Major José Augusto Mochel, fundada em 1961, é uma das maiores da rede municipal e agora possui capacidade para atender até 1.000 alunos. A unidade foi completamente modernizada e ganhou 15 salas de aula climatizadas, todas com acessibilidade, sala de recursos, laboratório de informática com 20 computadores, laboratório de ciências, biblioteca, salão de jogos, auditório, refeitório, além de jardim e paisagismo.

A escola também recebeu uma ampla área esportiva e de lazer, com playground, quadra poliesportiva coberta, vestiários, arquibancada e iluminação em LED, fortalecendo as atividades pedagógicas e esportivas.

Um dos momentos mais emblemáticos da solenidade foi a presença da primeira professora da unidade, dona Kenia Luz Silva, que fez questão de prestigiar a entrega. Moradora do Maracanã e ex-funcionária aposentada, ela falou com emoção sobre a transformação do espaço.

“É um orgulho enorme ver essa escola assim, completamente transformada. Aqui eu comecei minha história como professora, vi gerações de alunos crescerem, aprenderem e seguirem seus caminhos. Ver esse novo momento da Augusto Mochel me enche de alegria e esperança para o futuro da educação no nosso bairro”, declarou.

A entrega das duas unidades foi marcada por um clima de festa, com professores, alunos e moradores comemorando os novos espaços. Na U.E.B. Augusto Mochel, a Companhia Juçara com Farinha, com as artistas Raimunda Ferraz e Odelina Ferraz, apresentou um cordel e uma performance teatral interativa. O Boi de Maracanã também esteve presente, animando a inauguração.

A vice-prefeita Esmênia Miranda, o secretário da Seplan, Simão Cirineu, além de servidores, lideranças políticas e comunitárias e a população da região, também prestigiaram a inauguração.