O Centro de Saúde Dra. Valdecy Eleotéria Martins, no Residencial Paraíso, região Itaqui-Bacanga, foi reinaugurado nesta terça-feira (11) completamente reformado. A unidade passou por uma ampla reestruturação feita pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O espaço agora conta com estrutura moderna, acessível, climatizada e novos serviços para os moradores.
Durante a entrega, o prefeito Eduardo Braide destacou as melhorias na estrutura e no atendimento. Segundo ele, a população agora tem acesso a novos serviços, como exames de ultrassonografia, coleta laboratorial e fisioterapia. “Antes tínhamos um consultório médico; agora são três. Antes, uma cadeira odontológica; agora são duas. Isso significa mais profissionais, mais atendimentos e menos tempo de espera”, afirmou o prefeito.
Com a reforma, o centro ganhou consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, salas de vacinação, farmácia, teleatendimento, sala e-Mult, além de área de esterilização e o espaço “Mexa-se”, voltado para atividades físicas e de reabilitação. Antes da obra, a unidade dispunha apenas de um consultório médico, um de enfermagem e uma cadeira odontológica.
Entre os novos serviços, destaca-se a realização de exames de ultrassonografia diretamente no local, sem necessidade de deslocamento. O centro oferece ainda consultas médicas, de enfermagem e odontológicas, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, tratamento de doenças crônicas, triagem, curativos, nebulização e acompanhamento de casos de tuberculose, hanseníase e ISTs/HIV.
Atualmente, o Centro de Saúde conta com duas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma de Saúde Bucal e sete Agentes Comunitários de Saúde (ACS), atendendo mais de 3 mil pessoas distribuídas em pouco mais de mil famílias. Os números mostram crescimento nos atendimentos: em 2023 foram mais de 9 mil consultas individuais e 18 mil procedimentos; em 2024, os números subiram para 9,4 mil atendimentos e 22 mil procedimentos. Em 2025, até o momento, já são mais de 10 mil atendimentos e 20 mil procedimentos.
O secretário de Obras, David Col Debella, destacou o novo padrão de qualidade das reformas. “Quem entrar nesse posto vai ver a diferença. É outro nível de estrutura, com climatização e acabamento de alto padrão”, disse. Já a secretária de Saúde, Carolina Mitri, lembrou que mais de 70% das unidades básicas da capital já passaram por reformas. “Além da estrutura, estamos ampliando os serviços. Só neste ano, já entregamos quase 15 unidades requalificadas, e o teleatendimento tem sido um diferencial importante para facilitar o acesso da população”, explicou.
Moradores da região comemoraram a reabertura. A cuidadora de idosos Eldely Monteiro, moradora há 13 anos, afirmou que a reforma era esperada. “A comunidade precisava muito. Agora, com novos serviços, vai melhorar para todo mundo.” Já Josileide Fonseca, estudante e dona de casa, celebrou a chegada da fisioterapia: “Vai ajudar muita gente que precisava sair do bairro para conseguir atendimento.”
A cerimônia contou com a presença da vice-prefeita Esmênia Miranda, do secretário de Planejamento, Simão Cirineu, servidores e lideranças comunitárias, que acompanharam a entrega da nova estrutura.
