A Prefeitura de São Luís iniciou, neste fim de semana, a programação oficial da Virada São Luís 2026, na Cidade da Virada, espaço montado ao lado do Terminal de Integração da Praia Grande, no Centro Histórico da capital. O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), reuniu grande público e contou com atrações locais e nacionais, com destaque para a noite gospel, no sábado (27), e para o samba e o pagode, no domingo (28).
O prefeito Eduardo Braide, acompanhado da primeira-dama Graziela Braide, esteve presente nos dois primeiros dias de programação e ressaltou a estrutura do evento e uma novidade voltada à segurança das famílias.
“É muito bonito ver a Cidade da Virada começar com louvor e, no dia seguinte, com muita alegria e samba no pé, em um espaço organizado e seguro. Este ano, as crianças recebem uma pulseira com QR Code, onde os pais cadastram seus dados na entrada. Isso facilita o reencontro em caso de desencontro e garante ainda mais tranquilidade para quem vem curtir a virada com a família”, destacou o prefeito.
Com proposta de ser um espaço de convivência familiar, aliado à valorização cultural, ocupação do Centro Histórico e estímulo à economia local, a Cidade da Virada se consolida como um dos principais eventos do calendário festivo de São Luís.
“Realizar um evento desse porte é uma grande responsabilidade. Temos buscado sempre ouvir a população, trazer os artistas que o público pede e oferecer uma estrutura cada vez melhor. Ainda teremos mais duas noites de programação, todas pensadas com organização, segurança e conforto para as famílias”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Maurício Itapary.
Noite Gospel abre a programação
O primeiro dia da Virada São Luís 2026 foi marcado por uma grande celebração de fé, louvor e adoração. O público gospel compareceu em massa para abrir oficialmente as festividades do Réveillon.
“Começamos agradecendo a Deus por tudo o que vivemos e desejando que 2026 seja um ano de mais bênçãos, qualidade de vida e trabalho pelo bem da cidade”, ressaltou a vice-prefeita Esmênia Miranda.
A programação teve início às 18h com o DJ Jonathas, que animou o público nos intervalos. Em seguida, o cantor Samuel Eleotério subiu ao palco trazendo seu estilo de pagodão gospel, mesclando ritmos baianos e letras de fé.
Às 21h, foi a vez da banda Morada, que se apresentou pela primeira vez em São Luís, levando ao público canções que transitam entre o rock alternativo, reggae, folk e hip-hop. O encerramento ficou por conta do cantor Eli Soares, que emocionou o público com mensagens profundas de fé e adoração.
“É sempre uma alegria cantar em São Luís. Sou muito grato por fazer parte dessa celebração e creio que 2026 será um ano ainda mais abençoado”, afirmou Eli Soares.
Samba e pagode marcam o segundo dia
No domingo (28), a Cidade da Virada foi tomada pelo ritmo do samba e do pagode, reunindo centenas de pessoas. A programação começou às 17h30 com o DJ Rogério Mix, seguido pelo grupo local Feijoada Completa, que aqueceu o público com muito samba maranhense.
“Foi uma honra enorme abrir o show do Sorriso Maroto. Trouxemos nossa batucada e a identidade do samba local, e o público respondeu com muita energia”, destacou Luzian Filho, vocalista do grupo.
Por volta das 20h, o Sorriso Maroto subiu ao palco e levou o público ao coro com sucessos como Amanhã, Promessas, Apaguei pra Todos, Mágica e Fica com Deus. O vocalista Bruno Cardoso celebrou a participação na Virada São Luís.
“É um prazer enorme estar em São Luís nesse momento tão especial. Já entramos na contagem regressiva com a energia lá em cima”, afirmou.
Entre os fãs, a emoção também foi destaque. Dayane dos Santos, fã do grupo há 17 anos, chegou cedo ao evento e comemorou a conquista de um autógrafo da banda. “Foi um sonho realizado. Sou muito grata à Prefeitura por esse momento”, contou.
O encerramento da noite ficou por conta do grupo maranhense Argumento, que animou o público até o fim da programação.
Estrutura, segurança e inovação
A Cidade da Virada conta com estrutura acessível para pessoas com deficiência, saídas de emergência sinalizadas, reforço na iluminação pública e atuação integrada da Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros. O evento também dispõe de torres de videomonitoramento, dois postos médicos equipados e ambulâncias para atendimentos de emergência.
Na entrada, o público passa por revista e está proibido o consumo de bebidas em garrafas de vidro. A grande novidade deste ano é o sistema Cidadão Seguro, que utiliza pulseiras com QR Code para identificação de crianças, facilitando o reencontro com os responsáveis em caso de desencontro.
A programação da Virada São Luís 2026 continua nesta terça-feira (30), com apresentações de DJ Claudinho Polary, Bonde do Desejo, Dorgival Dantas e Calcinha Preta.

