O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou, nesta semana, a nova atualização da Lista Vermelha, que reúne os 216 criminosos mais perigosos e procurados do país. Entre os nomes classificados como estratégicos para captura, oito são do Maranhão.
Segundo o Ministério, a lista reúne foragidos cuja prisão é considerada prioritária para o fortalecimento da segurança pública. No Maranhão, todos os procurados são homens, com idades entre 27 e 60 anos, investigados ou condenados por crimes como homicídios, assaltos e outros delitos graves.
Maranhenses na Lista Vermelha
-
Clauton Barbosa Gonçalves, conhecido como Gato, 39 anos
Acesso público às informações
A lista completa dos 216 foragidos faz parte do Projeto Captura, plataforma que centraliza dados sobre os criminosos considerados mais perigosos do país. O conteúdo é aberto ao público em um portal do Ministério da Justiça.
No site, é possível consultar fotos, nome completo, apelidos, data de nascimento e outras informações básicas dos procurados. A ferramenta também disponibiliza canais para o envio de denúncias anônimas, que podem ajudar na localização e prisão dos fugitivos.
Como funciona a seleção da Lista Vermelha
O Ministério da Justiça explica que a inclusão de um nome na Lista Vermelha leva em conta critérios como:
-
Importância estratégica da captura para enfraquecer ou desarticular organizações criminosas;
-
Gravidade dos crimes cometidos, especialmente quando envolvem violência ou práticas hediondas.
