×

Publicidade

Maranhão

Governo realiza mudanças no Bolsa Família para novos gestores e entrevistadores

Para que o atendimento das famílias beneficiárias do Bolsa Família e CadÚnico não pare, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Renda e Cidadania (Sarc), realizará um ciclo técnico de capacitações com gestores e entrevistadores, que inicia no próximo dia 14 de janeiro.

No mês de dezembro o Governo Federal mudou a forma de pagamento do Bolsa Família, que será agora por meio da poupança digital. Uma mudança que pode afetar o acesso da população ao benefício. Assim, o objetivo da Sedes é realizar estas capacitações para assegurar o direito do auxílio das famílias beneficiárias, orientando as equipes do CadÚnico sobre os procedimentos de atualização de cadastro.

Para o secretário da Sedes, Márcio Honaiser, as capacitações orientarão as equipes do CadÚnico sobre os procedimentos de atualização de cadastro e apresentará aos novos gestores e entrevistadores municipais o sistema do CadÚnico. “Estamos trabalhando para que a retomada da atualização cadastral e a nova forma de pagamento do Programa Bolsa Família não prejudiquem os beneficiários que não possuem acesso à internet ou à tecnologia necessária. Em pleno momento de transição de gestão municipal, os encontros auxiliarão os 217 municípios sobre a melhor forma de evitar o não atendimento aos beneficiários”, afirmou o secretário.

Continua após a Publicidade

Sobre as capacitações

As capacitações ocorrerão para os 217 municípios e serão realizadas todas de forma online, via plataforma web. Mais de 700 técnicos serão capacitados pelas formações, entre gestores e entrevistadores.

Entre os pontos principais que serão discutidos nas capacitações, estão: o CadÚnico, Programas de Transferência e Complementação de Renda, encaminhamentos gestão PBF/CADUNICO 2021 pós Auxílio Emergencial, nova modalidade de pagamento Bolsa Família e outros.

O ciclo será entre os dias 14 e 15 de janeiro para a primeira capacitação de formação dos novos gestores do Bolsa Família. Já de 19 a 21 de janeiro o público é formado pelos novos entrevistadores do CadÚnico.

A secretária adjunta de Renda e Cidadania (Sarc) da Sedes, Ana Gabriela Borges, ressalta a importância das duas capitações. “Nós já estamos com toda base de formação pronta e com agenda técnica estabelecida para que todos os municípios sejam capacitados e treinados, e, assim, que o atendimento das famílias beneficiadas do Bolsa Família e CadÚnico não sejam interrompidos.”

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.