×

Publicidade

Maranhão

Ibama realiza operação para combater incêndios florestais no Maranhão

Mais de 200 brigadistas do Distrito Federal, Bahia, Ceará, Pernambuco e Piauí foram enviados ao Estado.

Crédito das imagens: Prevfogo/Ibama.

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está atuando no combate aos incêndios florestais no território maranhense, por meio da Operação Maranhão 2019. Os brigadistas do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) vinculados ao órgão federal, têm atuado desde o mês de agosto nas terras indígenas do Estado.

Já houve combate aos incêndios nas terras indígenas de Arariboia, Bacurizinho, Cana Brava, Governador, Krikati, Porquinhos e Urucu/Juruá. “Na Terra Indígena de Arariboia, por exemplo, atuam no combate aos incêndios, 99 Brigadistas do Prevfogo/Ibama, 11 veículos e diversos materiais e equipamentos de combate. Já no território de Cana Brava trabalharam 75 militares do Exército Brasileiro e 34 Brigadistas. Até o momento, nessa área, o incêndio foi controlado e estamos realizando a fase de monitoramento”, afirma Kurtis Bastos, coordenador estadual do Prevfogo, que está no comando da operação.

Atualmente, a Operação Maranhão 2019 conta com o trabalho de 249 brigadistas do Distrito Federal e dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco, Piauí e do próprio Maranhão, atuando diretamente no controle e combate aos incêndios florestais nas terras indígenas.

Continua após a Publicidade

“Ainda não é possível afirmar a origem dos incêndios. Esses dados estão sendo apurados por nós. No entanto, o trabalho do Prevfogo nessas comunidades tem o objetivo de desenvolver um entendimento do Manejo Integrado do Fogo, de forma a garantir a preservação da fauna e flora tão necessárias para o equilíbrio da floresta e das comunidades indígenas que dela dependem”, declara.

Já foram atendidas desde o início da operação, 39 ocorrências de incêndios florestais que atingiram uma área de aproximadamente 56 mil hectares em terras indígenas.

Crédito das imagens: Prevfogo/Ibama.

Crédito das imagens: Prevfogo/Ibama.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.