×

Publicidade

Maranhão

Parceria entre VLI e Waze alerta condutores da proximidade com a linha férrea

“Pare, olhe e escute” agora também na tela do GPS

A VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, opera milhares de quilômetros de ferrovias no Brasil e adicionou, por meio de uma parceria com o Waze, alertas de cruzamento no mapa do aplicativo. Basta que o caminho traçado tenha algum cruzamento ferroviário que o motorista receberá notificações reforçando a necessidade de o condutor ter atenção redobrada durante a passagem.
O recurso contempla cerca de quatro mil pontos de interação direta do fluxo viário com a passagem de trens e já está disponível. São diversas composições que circulam diariamente por centenas de cidades. A VLI tem o compromisso de prevenir acidentes e desenvolve projetos que promovem a educação e o comportamento seguro de moradores, motoristas, ciclistas e motociclistas.
A parceria com o Waze estimula a segurança aproveitando um hábito cada vez mais comum das pessoas. “Trata-se de um aplicativo muito popular e acreditamos que a tecnologia será uma aliada para evitarmos situações de risco e sensibilizar os condutores da necessidade de parar antes de atravessar os cruzamentos”, destaca João Silva Júnior, gerente geral de Engenharia Ferroviária e do Centro de Controle de Operações da VLI.
“Customizar os alertas do Waze transforma a experiência de dirigir e oferece para os usuários maior controle sobre as informações da rota. A nossa parceria com a VLI nessa ação, além de inovar, também reforça o posicionamento do Waze como companheiro do motorista brasileiro e agente de mudança do trânsito”, diz Fernando Belfort, Head de Waze Local Ads.
O uso do celular no trânsito
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) o uso do celular no trânsito é estritamente proibido. Por esse motivo, os condutores devem programar a rota no aplicativo antes de começarem a viagem. Além disso, o aparelho deve permanecer no modo alto-falante para que o motorista escute as orientações sem desviar a visão.
Saiba mais sobre segurança e pratique sempre
– Troque a pressa por atenção. Antes de atravessar um cruzamento, pare, olhe para os dois lados da ferrovia e escute.
– Ao cruzar a linha, motoristas devem abaixar os vidros e o som do carro
– Se escutar a buzina do trem, fique atento e espere ele passar
– Não estacione veículos perto da linha
– Evite consumir bebidas alcoólicas ou brincar perto dos trilhos
– Motoristas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelos cruzamentos (passagens de nível – PN)
– Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver se aproximando, aguarde sua vez
Sobre a VLI
A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos quatro anos e a melhor do segmento de Serviços de Transporte pela Istoé Dinheiro em 2018, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.
Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.