×

Publicidade

Maranhão

Política ambiental é tema de debate no Palácio dos Leões

O governador Flávio Dino participou, nesta segunda-feira (19), de um encontro virtual com membros da Coalizão Brasil, movimento que reúne representantes do agronegócio, do setor financeiro, da sociedade civil e acadêmicos, para debater a preservação das florestas públicas não destinadas, que são as terras que o Estado ainda não determinou o que fazer com elas.

Presidente do Consórcio Amazônia Legal – que reúne governadores dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do próprio Maranhão -, Dino explicou que a reunião teve como tema acabar com a grilagem, exploração predatória e desmatamento ilegal.

“Eu me comprometi a levar este assunto para os demais colegas governadores da Amazônia, além de fazer o trabalho específico no Maranhão, para o qual já orientei a nossa equipe no sentido de avançar para a solução desse tema”, disse.

Continua após a Publicidade

Dino classificou ainda a reunião como “agenda de grande importância e que atualiza o compromisso do Governo do Maranhão e do consórcio da Amazônia com a implementação daquilo que a constituição e a lei brasileira mandam sobre a proteção ao meio ambiente”.

Outro assunto debatido na reunião foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como finalidade compor uma base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

“Tratamos sobre uma nova regulação acerca do CAR para que nós possamos também coibir uma prática lesiva, uma espécie de uma fraude em que o CAR incidiria, por exemplo, sobre terras indígenas, o que nós sabemos que é inconstitucional, que é ilegal. O CAR não pode ser um caminho para a grilagem ou para legitimação de ocupação ilegal que depois vai funcionar como portas abertas ao desmatamento e as queimadas ilegais”, completou o governador.

A reunião aconteceu na semana em que a política ambiental é tema no Brasil e no mundo. No dia 22 de abril, dia mundial do planeta Terra, ocorrerá uma cúpula sobre questões climáticas entre chefes de Estado de vários países do mundo, inclusive do Brasil.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.