×

Publicidade

Mundo

‘Cometa verde’ atinge sua maior aproximação da Terra nesta quarta (1º)

Na última vez que o cometa C/2022 E3 (ZTF) se aproximou da Terra, nosso planeta ainda era habitado pelos neandertais, há 50 mil anos

Green comet in dark space. Elements of this image furnished by NASA. High quality photo

 

Após 50 mil anos desde sua última visita, o cometa C/2022 E3 (ZTF), de brilho esverdeado, se aproxima da Terra novamente. Desta vez, ele poderá ser visto a olho nu do Hemisfério Sul e, consequentemente, do Brasil.

O corpo celeste terá seu perigeu (maior aproximação da Terra) nesta quarta-feira (1º) e terá mais visibilidade para os brasileiros a partir do dia 4 de fevereiro.

Continua após a Publicidade

Na última vez que o cometa C/2022 E3 (ZTF) se aproximou, o nosso planeta ainda era habitado pelos neandertais. Ele foi descoberto em março do ano passado, pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin, na Califórnia.

Dicas para observação

O corpo celeste será visível a olho nu apenas se as condições forem favoráveis. O céu escuro (sem lua) e a ausência de poluição luminosa são fatores fundamentais para a melhor visibilidade do fenômeno astronômico.

“Para observar o cometa, o mais sensato é usar binóculos, que facilitarão a observação desse visitante ilustre. Além disso, é importante destacar que não é uma tarefa tão fácil achar um cometa no céu. Por isso, além de instrumentos (binóculos, telescópios, câmeras fotográficas), é interessante que as pessoas procurem um lugar distante dos centros urbanos, fugindo assim da poluição luminosa. Para facilitar ainda mais a observação do cometa, o indicado é procurar pelo cometa quando a lua não estiver mais no céu”, explica o astrônomo Filipe Monteiro, do Observatório Nacional.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.