O cantor e compositor jamaicano Jimmy Cliff morreu aos 81 anos. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (24) no perfil oficial do artista nas redes sociais. Ícone global do reggae, ele foi decisivo para levar o gênero ao cenário internacional.
De acordo com o comunicado assinado pela esposa, Latifa, o músico sofreu uma convulsão seguida de pneumonia. Ela agradeceu o apoio de familiares, amigos, colegas de profissão e dos fãs ao longo da trajetória do artista, destacando que o carinho do público sempre foi sua maior força.
Revelado ainda na adolescência, Jimmy Cliff rapidamente se destacou pela voz marcante e presença de palco. Sua projeção mundial também passou pelo cinema: ele estrelou o filme “The Harder They Come” (1972), obra que ajudou a popularizar a música e a cultura jamaicana fora do Caribe.
Ao longo da carreira, lançou discos influentes — como The Power and the Glory — e sucessos que atravessaram gerações, entre eles “Reggae Night”, consolidando seu legado como uma das figuras mais importantes da história do reggae.
