×

Publicidade

Mundo

”Olho no espelho e digo ‘você é linda, você é capaz, você é inteligente”, diz a Miss Universo Zozibini Tunzi

Sul-africana é a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso. Na noite da premiação, Zozibini falou sobre padrões de beleza e do combate às mudanças climáticas.

A sul-africana Zozibini Tunzi foi coroada Miss Universo neste domingo (8).

Durante a noite deste domingo (8) em Atlanta, nos Estados Unidos, que a coroou como Miss Universo 2019, Zozibini Tunzi, de 26 anos, falou sobre padrões de beleza, o combate às mudanças climáticas e por que ensinar liderança a meninas e mulheres.

A moça, a terceira vencedora da África do Sul e a primeira premiada não branca do país, é também a 6ª mulher negra a ganhar o título na história do concurso, que foi criado em 1952. A última mulher negra a levar o título foi a angolana Leila Lopes, em 2011.

“Cresci em um mundo onde uma mulher que parece comigo – com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo – nunca foi considerada bonita. E acho que está na hora de isso parar hoje. Quero que crianças olhem pra mim e vejam meu rosto e quero que vejam seus rostos refletidos no meu. Obrigada.” – Zozibini Tunzi, Miss Universo 2019

Zozibini estudou relações públicas na Universidade de Tecnologia da Península do Cabo (CPUT, na sigla em inglês), na Cidade do Cabo. Além de inglês, ela também fala xhosa, língua mais comumente falada na província do Cabo Oriental. É lá que fica sua cidade natal, Tsolo.

Continua após a Publicidade

Como é tradição no concurso, a modelo teve que responder a algumas perguntas durante a premiação. Veja algumas respostas abaixo:

Qual é a coisa mais importante que devemos ensinar a meninas hoje?

“Liderança. É algo que está faltando a meninas e mulheres há muito tempo – não porque nós não queremos, mas por causa do que a sociedade rotulou as mulheres para serem”, respondeu Zozibini.

“Eu acho que nós somos os seres mais poderosos do mundo e que nós deveríamos ter todas as oportunidades. Isso é o que deveríamos estar ensinando a meninas – ocupar espaço. Nada é tão importante quanto ocupar espaço na sociedade”, disse.

Os líderes atuais estão fazendo o suficiente para proteger futuras gerações das mudanças climáticas?

“Eu acho que os futuros líderes poderiam fazer um pouco mais, mas eu também acredito que nós, como indivíduos, podemos fazer um papel em tornar o clima do jeito que deveria ser no futuro. Temos crianças protestando pelo clima, e eu acho que nós, adultos, deveríamos participar também”, respondeu Zozibini.

“As corporações também deveriam fazer parte. E o governo deveria levar [as mudanças climáticas] a sério. Desde a sexta série eu aprendo que o clima está se deteriorando e que o planeta está morrendo. Depende de nós manter o nosso planeta seguro”, afirmou.

Qual foi a música que você mais escutou essa semana?

“Eu gosto de me autoafirmar toda manhã. Eu me olho no espelho e digo ‘você é linda, você é capaz, você é inteligente’. Essa semana eu ouvi ‘Brown Skin Girl’ [de Beyoncé], para ativar a magia da mulher negra”, respondeu Zozibini.

A modelo também contou ao público que o primeiro livro que ganhou foi da avó, que não teve oportunidade de estudar. “Ela me deu aquele livro porque tinha esperança de que eu teria um futuro muito melhor do que o dela”, relatou.

A sul-africana Zozibini Tunzi foi coroada Miss Universo neste domingo (8). — Foto: Paras Griffin / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

A sul-africana Zozibini Tunzi foi coroada Miss Universo neste domingo (8).

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.