×

Publicidade

Assembleia MA

Daniella Tema alerta sobre incidência de casos de câncer de mama no MA e no Brasil

Assecom / Dep. Daniella Tema

Na sessão plenária desta terça-feira (8), a deputada Daniella Tema (DEM) repercutiu os dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer que revelam o quantitativo de casos de câncer de mama no Brasil e no Maranhão. Para a parlamentar, o acesso às campanhas e tratamentos ainda é desigual.

“De acordo com o estudo do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o acesso à informação e às campanhas informativas são deficientes nas regiões Nordeste e Norte, o que dificulta o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento. Por isso, a campanha ‘Outubro Rosa’ é oportuna para enfatizarmos a importância da mamografia, não somente neste mês, mas o ano todo”, alertou.

O Brasil figurou, em 2018, na segunda faixa mais alta de incidência de câncer de mama entre os todos os países, com uma taxa de 62,9 casos por 100 mil mulheres (taxa padrão utilizada mundialmente). Os países são agrupados em cinco faixas. Quanto à taxa de mortalidade de câncer de mama, o país está situado na segunda faixa mais baixa, com 13 por 100 mil, ao lado de países desenvolvidos como Estados Unidos, Canadá e Austrália, e melhor de que alguns deles, como a França e o Reino Unido.

Continua após a Publicidade

“Apesar da diminuição dos óbitos por câncer de mama, ainda temos uma alta incidência. Somente no Maranhão, mais de oito mil casos deverão surgir, segundo recente pesquisa do INCA. Não podemos baixar a guarda. Esta é uma doença que precisa ser amplamente discutida e alertada. A prevenção pode salvar vidas”, finalizou.

Ver comentários

Continue Lendo...

  • Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.