×

Publicidade

Assembleia MA

Zé Inácio recebe militantes do movimento negro

O deputado Zé Inácio (PT) recebeu, na quinta-feira (18), maranhenses membros da Coalizão Negra Por Direitos. A articulação nacional reúne mais de 170 organizações, coletivos e entidades históricas do movimento negro para promoção de ações conjuntas de incidência política nacional e internacional.

O grupo apresentou ao deputado um documento, protocolado por eles na Assembleia, que solicita a criação do programa “Renda Básica Permanente”, cujo objetivo é combater a pobreza e propor ações de transferência de renda sem condicionalidades.

O programa destina-se a todo adulto, criança e adolescente que atenda aos critérios. De acordo com o documento apresentado, o benefício terá valor de R$ 600,00 por mês.

Continua após a Publicidade

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, estima-se que a pobreza extrema atinja entre 10% a 15% de brasileiros. Isto significa que a proporção de brasileiros vivendo na extrema pobreza (ou seja, com menos de US$ 1,90 por dia) dobrou em relação a 2019, quando a taxa era de 6,5% da população.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego no Brasil foi de 14,3% no trimestre de agosto a outubro de 2020 e atingiu 14,1 milhões de pessoas.

Representantes do movimento pediram o apoio do deputado para a aprovação do projeto. Segundo Zé Inácio “a iniciativa do movimento é extremamente importante, tendo em vista que, com a atual crise devido à pandemia, a população mais pobre e as minorias serão os mais atingidos, direta e indiretamente. “Sabemos que o número de desempregados é alto e vem crescendo. Daí a necessidade de um auxílio para essas famílias”, disse.

Do encontro participaram:

Maria Isabel Castro – Sindicato das Trabalhadoras Domésticas do Maranhão

Josenira da Luz – Grupo de Mulheres Negras Mãe Andresa e Rede de Mulheres da Amazônia

Josilene Brandão – Comitê Afro-Religioso

Biné Gomes – Federação de Umbanda

Pai Wendel Pinheiro –  Fórum Estadual de Religiões de Matriz Africana do Maranhão – F.E.R.M.A, Ilê Axê Oba Izo

Luis Carlos – União de Negros pela Igualdade

Gisele Padilha – Rede de Religião Juventude de Terreiro da Liberdade Fé em Deus, Ilê Axê Toy Xapanã

Pai Jonathan de Xangô – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira – CENARAB , Coordenação Nacional De Entidades Negras – CONEN e Rede Amazônia Negra – RAN.

Katia Suelma Clovier Bezerra – Centro Espírita e Tambor De Mina Iansã e Oxóssi Caboclo Roxo

Ana Cristina Monteiro – Coletivo MA-MAPUTO

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.