×

Publicidade

Câmara SL

Câmara encaminha proposições para melhoria da saúde pública

A Câmara encaminhou à Prefeitura e ao Governo do Estado algumas proposições solicitando iniciativas que visam melhorar a saúde pública na capital. Entre requerimentos e indicações, foram sugeridas desde a criação de novos postos de atendimentos até ações de saúde em diferentes regiões de São Luís. Confira:

Criação de novos postos

O requerimento 1396/21, de autoria do vereador Thyago Freitas (DC), solicitou à Secretaria Municipal da Saúde (Semus), em caráter de urgência, a instalação de um posto de saúde na Vila Samara, localizada na zona rural. Segundo o autor, o objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores daquela comunidade, ampliando o acesso à saúde e diminuindo o deslocamento da população para os bairros vizinhos.

Continua após a Publicidade

Outro requerimento, o 1316/21, de autoria do vereador Marlon Botão (PSB), requer da secretaria a instalação de um posto de atendimento móvel para a zona rural 2. Essa região é composta pelos bairros: Maracanã, Vila Itamar, Vila Nova República, Alegria-Maracanã, Pedrinhas I e II, Vila Sarney e pelos Residenciais: Amendoeira, Morada do Sol e Santo Antônio.

“Há concentração dos postos de atendimento móvel na zona urbana, por esse motivo algumas vezes o atendimento para os pacientes da zona rural demora mais, correndo o risco de agravar o quadro clínico do paciente que já está em espera devido à grande distância para deslocamento”, afirmou Marlon.

Ações

Uma indicação (475/21) do vereador Antônio Garcez (PTC) solicitou junto à Secretaria de Estado da Mulher (SEMU) uma visita da carreta da mulher ao bairro do João Paulo como forma de incentivar e facilitar o acesso das mulheres daquela região aos serviços por ela ofertados.

Já a indicação 489/21, de autoria do vereador Octávio Soeiro (Podemos), solicitou ao Estado e ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual), a realização uma edição do Ação Resgate, no bairro São Cristóvão. Outra indicação do parlamentar, a 492/21, pediu a realização do Programa Saúde na Praça, na Praça da Família, no Residencial Alexandra Tavares.

“No caso da primeira indicação, o objetivo é oferecer procedimentos de exames, testes rápidos e orientação em saúde mental e dependência química, de forma gratuita e de qualidade. Já a segunda, contempla visa a democratização do acesso a

serviços médicos, atendendo às constantes solicitações dos moradores, que clamam por atendimentos desta natureza”, ponderou Octávio.

Renomeação

Por fim, o vereador Álvaro Pires (PMN) solicitou, por meio do requerimento 1255/21, a renomeação do pronto socorro do anil. Segundo a proposição, a unidade deve ser nomeada como Pronto Socorro Prefeito Epitácio Afonso Pereira “cafeteira”, em alusão ao primeiro prefeito eleito da cidade de São Luís.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.