×

Publicidade

Câmara SL

Câmara realiza roda de conversa sobre saúde mental

Evento faz parte da programação da I Semana de Saúde Mental da Casa

A I Semana de Saúde Mental da Câmara de São Luís foi iniciada nesta manhã (24) com a realização de uma roda de diálogo destinada ao público interno. Dezenas de servidores da Casa Legislativa se fizeram presentes na atividade inicial do evento e puderam obter informações acerca de cuidados com a saúde mental, bem como sobre aspectos que a afetam e estigmas referentes a ela.

A roda de diálogo intitulada “Saúde mental: conceito de saúde mental, dinâmica de grupo temática e compartilhamento de experiências” teve como facilitadores os psicólogos do Legislativo Municipal, Mauro Brandão Júnior e Ruan Marcos Ferreira, que se utilizaram de dinâmicas para tratar de temas referentes à saúde mental e para permitir a participação do público presente.

“Saúde mental é um assunto que entendemos ter a necessidade de ser abordado ao longo do ano. Estamos tentando organizar momentos constantes de discussão sobre o tema. Este é um cuidado importante que uma instituição deve ter com os servidores, para que seja possível realizarmos uma psicoeducação sobre o conceito de saúde mental e para que esse conceito possa ser repassado à frente. Queremos abrir espaço de valorização e de compartilhamento de experiências. É importante que as pessoas percebam que a saúde mental também integra o ambiente de trabalho, o ambiente social e o cuidado com o outro”, explicou Ruan Ferreira.

Continua após a Publicidade

Para o referido profissional de Psicologia, a roda de diálogo teve um resultado positivo por ter permitido que os servidores compartilhassem experiências, falassem sobre as concepções delas acerca de saúde mental e ainda por ter possibilitado a construção de conhecimento.

Para Eva Luz, tecnóloga em Recurso Humanos lotada no setor de Recursos Humanos da Câmara de São Luís, a participação no evento foi avaliada positivamente.  “Eu me senti muito feliz em fazer parte deste momento como servidora e como profissional de RH por saber da importância que é e da relevância que é tratar desse tema dentro das organizações, principalmente porque, na maioria das vezes, há relações nas organizações que precisam de intervenções. Em alguns momentos, as organizações são lugares adoecedores de profissionais também. Como pessoa, o evento me agregou muito. Momentos como esse me trazem alegria e esperança no sentido de que a gente está plantando uma semente que poderá trazer bons frutos se essa semente for regada constantemente”, assinalou.

Avaliação semelhante fez Mateus Nunes Rodrigues Mendonça, contador lotado na Comissão de Orçamento da Câmara de São Luís. “Minha perspectiva sobre a roda de conversas foi super positiva, tendo em vista que a temática é essencial para a boa convivência em sociedade. Os psicólogos, assistentes sociais e servidores correlacionados utilizaram dinâmicas em grupo que colocaram em cheque a visão que os servidores tinham sobre si mesmo, uma vez que ter saúde mental é ter amor próprio, é se cuidar e é prezar pela qualidade de vida em todos os ambientes sociais. Nesse sentido, também focaram em orientações que favorecem a saúde mental”, registrou.

Do ponto de vista organizacional, o técnico em Relações Públicas da Casa, Gersony Ramos, avaliou positivamente a realização da roda de diálogo. “Avalio de forma positiva, uma vez que essa iniciativa entra oficialmente no calendário de ações voltadas ao público interno da Câmara. Poder compartilhar informações, experiências e discutir soluções para o cultivo da boa saúde mental é um importante passo para que servidores e servidoras tenham valorização em seus setores de trabalho. A inciativa de realizar uma ação como essa objetiva, sobretudo, auxiliar no estreitamento das relações entre colaboradores e promover um sentimento e acolhimento por parte da instituição”, assinalou.

Programação – A I Semana de Saúde Mental da Câmara de São Luís prossegue amanhã (25) com a realização de outras duas atividades. Às 9h acontecerá, na sala VIP da instituição, a roda de diálogo: “A mulher no mercado de trabalho e Saúde Mental”, com a mediadora Maurícia Paz Aguiar. Já a partir de 19h, no instagram @camaraslz, ocorrerá a live “Falando de saúde mental: ansiedade, depressão…”, com a participação do médico Martinez Neto e mediação da assistente social da Casa Legislativa, Karoline Rocha.

Vale destacar que a I Semana de Saúde Mental da Câmara de São Luís é uma realização do Setor de Recursos Humanos, por meio da Psicologia; do Departamento Médico de Assistência aos Servidores, por meio do Serviço Social; e da Diretoria de Comunicação, por meio do Departamento de Comunicação Organizacional.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.