×

Publicidade

Câmara SL

Cânceres de mama e de colo de útero são tema de Audiência Pública

Segundo Marlon Botão, o evento integra um conjunto de ações do mandato dele que visa à criação e à melhoria de políticas públicas em prol das mulheres

Marlon Botão, autor do PL, defendeu que esse recurso é indispensável para a plena aquisição do conhecimento e informação para os deficientes visuais e cegos

A Câmara de São Luís realizará, às 9h de amanhã (21), audiência pública intitulada “Juntos pela prevenção e combate aos cânceres de mama e colo de útero” no plenário Simão Estácio da Silveira. O evento, que acontecerá de forma híbrida, poderá ser acompanhado pela população por meio do site institucional e do canal da Casa Legislativa no YouTube.

A audiência pública foi proposta pelo vereador Marlon Botão (PSB), por meio do Requerimento nº 1581/2021, com o objetivo de informar a população e conscientizá-la sobre a prevenção aos cânceres de mama e de colo do útero. Segundo o parlamentar, a realização do evento integra um conjunto de ações do mandato dele que visa à criação e à melhoria de políticas públicas em prol das mulheres.

“As políticas públicas em defesa dos direitos e do empoderamento das mulheres têm sido uma das principais bandeiras desde o início do nosso mandato. Elaboramos, por exemplo, o Requerimento nº 411/2021 que solicita a criação da Secretaria Municipal das Mulheres. Nesse contexto, a realização da audiência sobre os cânceres de mama e de colo de útero no Outubro Rosa foi um processo natural”, explicou Marlon Botão.

Continua após a Publicidade

O vereador ainda destacou que a realização da audiência pública é importante porque possibilitará à população acesso à informação e esta pode salvar vidas. “Os cânceres de mama e de colo de útero são os dois que mais matam mulheres no Maranhão. E, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o diagnóstico precoce garante até 95% de chances de cura. Portanto, levar informações à população pode salvar vidas. No evento, autoridades da área de Saúde estarão presentes e poderão sanar as principais dúvidas da população sobre o tema”, assinalou Marlon Botão.

Para o evento, o parlamentar convidou o Diretor do Hospital Aldenora Belo, José Generoso da Silva; o Diretor do Hospital Geral, José Wilson Carvalho; a Secretária de Estado da Mulher, Nayra Monteiro; o Secretário Municipal de Saúde (Semus), Joel Nunes; o Presidente do Instituto Antônio Bruno, Antônio Bruno; o Secretário Estadual de Saúde (Ses), Carlos Lula; e a Diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

INCA – Dados publicados pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) mostram que, no ano de 2020, a cidade de São Luís registrou 330 casos de câncer de mama feminina e 160 de colo de útero. São eles, respectivamente, os 2º e 3º lugares na lista dos tipos de cânceres que mais acometem a população ludovicense. A título de informação, ocupou o 1º lugar na lista em 2020 o câncer de próstata, com o registro de 350 casos em São Luís.

Ver comentários
Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.